Habemus bispo!

(Daniel Fagundes / Arquidiocese de Curitiba)

Eis o novo bispo de Blumenau: Dom Rafael Biernarski (Daniel Fagundes / Arquidiocese de Curitiba)

“Annuntio vobis gaudium magnum…Habemus ‘bispo’!”

Eis que a quarta-feira começou de forma inesperadamente alegre para toda a comunidade católica de Blumenau. Depois de nove meses aguardando um novo mandatário, a Diocese da cidade-jardim recebeu ávida a notícia, vinda do Vaticano, de que um novo bispo está a caminho. Trata-se deste bom senhor que ilustra este post, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, Dom Rafael Biernaski, que deve chegar ao município em setembro.

Um bispo jovem, de fala simples e com jeito cativante, segundo o que pude apurar em alguns dos videos de Dom Rafael que encontrei no YouTube. Nascido em 1955, a família, de origem polonesa, já tem nome conhecido na própria Arquidiocese de Curitiba, onde o irmão, André Biernaski, é cônego. Ele também tem um primo bispo no mesmo Paraná, trata-se de Dom Ladislau Biernaski, bispo da Diocese de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.

Uma grande notícia que coincidiu com a data de hoje. Afinal, neste mesmo dia 24 de junho, em 2000, a Diocese de Blumenau era fundada, tendo como primeiro mandatário Dom Angélico Sandalo Bernardino, hoje bispo emérito. Com a nomeação de Dom Rafael, queimam-se as línguas de quem apostava todas as fichas de que o sempre popular e carismático Padre João Bachmann fosse elevado a bispo da Diocese. Nas rodas de conversa, Padre João entrou bispo, mas saiu ainda sacerdote, para o bem da grande movimentação que traz a Catedral todos os fins de semana e dias especiais da Igreja Católica.

Para fechar, uma breve pitada de quem é, em voz e vídeo, nosso novo bispo da Diocese. Trata-se do convite do próprio Dom Rafael para o evento católico Bote Fé Curitiba, em janeiro de 2013, que trazia bandas e cantores católicos na celebração do dia mundial da juventude.

Vale o crédito pelo furo certeiro que caiu nas mãos do onipresente Jaime Batista da Silva, sempre o mais atuante dos jornalistas voluntários deste Brasil!

E como diz o bom franciscano, paz e bem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s