McFly não veio…mas o skate voador é real (agora sim!)

Eis o "skate flutuante", sonho dos fãs de "De Volta para o Futuro", realidade nas mãos da Lexus (Lexus)

Eis o “skate flutuante”, sonho dos fãs de “De Volta para o Futuro”, realidade nas mãos da Lexus (Lexus)

Em junho deste ano, esperamos pela vinda de Marty McFly (Michael J. Fox) e o fabuloso DeLorean… Mas se ele não vem como no filme De Volta para o Futuro, ao menos o skate voador parece ainda perambular pelas cabeças dos visionários da engenharia. Depois de ser pegadinha de internet, parece agora que o assunto é mais real do que nunca. É que a Lexus, divisão de automóveis de luxo da Toyota, apresentou semana passada o protótipo do hoverboard. Em outras palavras, um skate flutuante.

o Hoverboard de McFly, um deslumbre a uma geração que o viu "deslizar" pelo ar (O Globo)

o Hoverboard de McFly, um deslumbre a uma geração que o viu “deslizar” pelo ar (O Globo)

Não, desta vez não é ilusão, ao menos ao que parece em primeira análise. Para a criação do brinquedo do futuro, a equipe de engenheiros envolvida precisou trabalhar em conjunto com especialistas na tecnologia dos supercondutores, a mesma tecnologia dos modernos trens conduzidos por levitação magnética, ou Maglev.

De acordo com a Lexus, o skate usa justamente o princípio da levitação magnética, com supercondutores refrigerados a nitrogênio líquido (isto explica a fumacinha nas fotos) e ímãs permanentes. É o tal do movimento sem atrito que muitos acreditavam ser impossível de ser conseguido. Um feito incrível da moderna tecnologia dos nossos dias, fascinante aos olhos de quem trabalha e curte novidades high-tech.

Tecnologia do hoverboard da Lexus usa supercondutores e levitação magnética, como os trens maglev (Lexus)

Tecnologia do hoverboard da Lexus usa supercondutores e levitação magnética, como os trens maglev (Lexus)

Mas, quem já estava se imaginando em cima de um pode tirar o cavalo da chuva, pelo menos por hora. É que o invento é apenas protótipo, uma única prancha foi produzida e não será colocada a venda. O hoverboard deve ser terminado em outubro apenas, mas será testado já nas próximas semanas em Barcelona, na Espanha.

Pra quem quer ter um gostinho, a Lexus até colocou no ar um vídeo curto apresentando o invento…e não, desta vez não é montagem.

Deixe uma resposta