Doce ilusão olímpica…

Medalhas do Pan de Toronto. Forram o quadro dos brasileiros no geral...será igual nas Olimpíadas? Bem longe disso...acho...(Divulgação)

Medalhas do Pan de Toronto. Forram o quadro dos brasileiros no geral…será igual nas Olimpíadas? Bem longe disso…(Divulgação)

Pan-americano: O sonho dourado de todos que fazem o dia no famigerado Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Ver o Brasil no terceiro lugar de um quadro de medalhas, atrás apenas dos fortes EUA e Canadá, chega a ser surreal apesar de ser uma realidade animadora. Talvez alguma coisa tenha realmente mudado no processo de arregimentação dos atletas, a começar com a parceria com as Forças Armadas. De continência em continência, os resultados pipocaram e provaram a disciplina vinda dos quarteis na preparação de atletas de alto nível.

No entanto, não deixamo-nos nos iludir. Últimas notícias de sites especializados de esporte dão conta de gastos subindo astronomicamente. A última? O Parque Olímpico, que está sendo construído no saudoso Autódromo de Jacarepaguá, já está necessitando de mais dinheiro para a continuidade dos trabalhos, já além do orçamento inicial. Sem contar tudo o que rola de negro nas obras do novo velódromo. Denunciado há algum tempo em um trabalho primoroso da ESPN Brasil.

Parque Olímpico no saudoso (para não dizer antigo) Autódromo de Jacarepaguá...falta dinheiro para feitos que já ultrapassam os valores iniciais. Surpresa? (BOL)

Parque Olímpico no saudoso (para não dizer antigo) Autódromo de Jacarepaguá…falta dinheiro para feitos que já ultrapassam os valores iniciais. Surpresa? (BOL)

E outra, não vamos nos iludir mais ainda. Só por milagre acabar com, ao menos, metade dos ouros conquistados no Pan nas Olimpíadas de 2016. É sonhar alto demais com os 10 melhores países, apenas outra propaganda puramente política e ufanista demais e que em nada reflete a dificuldade de modalidades ditas “menores” em ter melhor estrutura e administração.

Sem desmerecer, é claro, o brio dos atletas tupiniquins nas competições dos jogos. Afinal, eles também sabem pelo que muitas vezes passam para treinar e se aperfeiçoar no país do futebol.

…quanto a Jacarepaguá, falamos sobre ele mais tarde. Tenho algo entalado que merece muito mais do que uma passagem de rapidinha como esta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s