Cerveja Blumenau: Bier Vila entra na ciranda das cervejas artesanais

Cerveja Blumenau, aqui no tipo "Capivara" (American India Pale Ale), A Bier Vila entra no circuito das cervejas artesanais citadinas (Daniel Zimmermann)

Cerveja Blumenau, aqui no tipo “Capivara” (American India Pale Ale), A Bier Vila entra no circuito das cervejas artesanais citadinas (Daniel Zimmermann)

(Sabrina Hoffmann / Melz Assessoria de Imprensa)

A capital nacional da cerveja será, mais uma vez e em definitivo, homenageada pela bebida que ajudou a desenvolver. A Cerveja Blumenau é uma iniciativa da Bier Vila, casa especializada na bebida que comemora quatro anos em setembro. Os primeiros rótulos serão Ipê Amarelo (uma American Lager) e Capivara Little IPA (American India Pale Ale).

Os nomes, de acordo com Valmir Zanetti, têm como objetivo a valorização de ícones locais. Tanto a árvore quanto o animal fazem parte da rotina dos blumenauenses e são apreciados pelos turistas, comenta.

A ideia da cerveja comemorativa surgiu para comemorar os quatro anos da casa e ainda oportunizar que os turistas levassem um souvenir da casa. O projeto ganhou fôlego. Um concurso escolheu a receita da American India Pale Ale, que foi vencido por Edmundo Barbosa da Silva. O cervejeiro responsável é Fernando Lapolli.

Além das garrafas, as receitas na pressão passam a fazer parte do cardápio fixo da Bier Vila, que conta com mais de 10 chopes sempre disponíveis.

Ipê Amarelo: por uma cidade mais colorida

A Ipê Amarelo (American Lager). No lançamento, a lembrança de poder fazer Blumenau mais colorida com um brinde especial (Daniel Zimmermann)

A Ipê Amarelo (American Lager). No lançamento, a lembrança de poder fazer Blumenau mais colorida com um brinde especial (Daniel Zimmermann)

No dia do lançamento, na última sexta-feira (28/08), os convidados receberam sementes de Ipê Amarelo e uma muda foi plantada no jardim da Bier Vila, no Parque Vila Germânica. De acordo com Valmir, as ações para valorização da espécie e para deixar a cidade mais colorida vão além da garrafa. Entendemos que a iniciativa privada pode e deve contribuir para que a cidade fique mais colorida, o turista se encanta e o morador tenha ainda mais orgulho em estar aqui, diz.

A relação com a planta não deve parar na data do lançamento. A Bier Vila já estuda outras possibilidades de incentivar o plantio e a manutenção do Ipê Amarelo e de outras espécies na cidade.

Modelo de negócio é comum na nova geração de cervejeiros

A Cerveja Blumenau nasce, de acordo com o jargão cervejeiro, como cigana. É quando os empreendedores criam a marca e produzem em outras plantas, para sentir o retorno do consumidor para então apostar numa fábrica. A marca será inicialmente produzida pela Blauer Berg, em Timbó (SC).

Os sócios do Bier Vila: Ulysses e Fabíola Kreutzfeld e Alcione e Valmir Zanetti. Valorizar os ícones locais através da bebida caseira é o objetivo (Daniel Zimmermann)

Os sócios do Bier Vila: Ulysses e Fabíola Kreutzfeld e Alcione e Valmir Zanetti. Valorizar os ícones locais através da bebida caseira é o objetivo (Daniel Zimmermann)

Entendemos que é um novo modelo de pensamento, que faz com que, hoje, consigamos colocar uma receita no mercado em pouco tempo e sentir a resposta do consumidor a ela, lembra Valmir. Novas receitas devem ser lançadas num curto prazo.

 

Deixe uma resposta