Quem é o pior tirano? O “Super Trunfo” decide a parada

Getúlio Vargas ladeado por Hitler e Saddam Hussein. "Super Trunfo" alemão reúne 96 ditadores para saber quem é o "pior dos piores" (BBC)

Getúlio Vargas ladeado por Hitler e Saddam Hussein. “Super Trunfo” alemão reúne 96 ditadores para saber quem é o “pior dos piores” (BBC)

Fidalgos da história se batem com a questão de quem foi o mais sanguinário ditador da história. Mas ao menos na Alemanha, esta dúvida pode ser tirada nas cartas. É que a dupla de germânicos Jurgen Kittel e Jorg Wagner criou por la uma espécie de Super Trunfo que coloca lado a lado alguns dos mais temidos governantes de todos os tempos. São 96 ditadores reunidos em três edições do jogo.

Lançado em 2008, o jogo tem, em cada edição, 32 ditadores divididos em grupos de acordo com o tipo de governo (monarcas, fascistas, generais, fanáticos religiosos e outros mais). Ao contrario de comparar potências de carros e veículos militares, como é o Super Trunfo original, o objetivo é descobrir quem é o pior dos piores. Os dados para comparação são o ano de nascimento, a idade que tinha quando chegou ao poder, tempo de governo, número de mortos durante o regime e quanta riqueza acumulou.

Aspectos como tempo de regime e número de mortos pelo governo são para comparação do "pior dos piores" (BBC)

Aspectos como tempo de regime e número de mortos pelo governo são para comparação do “pior dos piores” (BBC)

Nomes como Adolf Hitler, Saddam Hussein, Baschar al-Assad, Kim-Jong Il e Idi Amin Dada enveredam pelas cartas. Entre eles está também um brasileiro, trata-se do ex-presidente Getúlio Vargas, que governou o Brasil por três períodos (governo provisório de 1930 a 1936ditadura do Estado Novo de 1937 a 1945 e de 1951 a 1954). No entanto, comparar o brasileiro a um nome como Hitler seria covardia no jogo, já que em número de mortos pelo regime, por exemplo, Adolf ganha de lavada de Getulio. É cruel e estranho o que falei, mas é o jogo.

O Tiranos, nome do jogo, faz parte de uma série de jogos semelhantes intitulada Misérias do Mundo, produzida pela empresa germânica Weltquartett, que inclui também jogos que comparam epidemias, drogas, vermes e pestes, centrais nucleares e desastres petroleiros. Para os religiosos, até uma série especial com aparições de Maria é produzida no mesmo modelo. A serie com os ditadores, no entanto, é a mais popular e procurada e custa cerca de 10 euros. Recentemente, o jogo foi traduzido para o inglês para o mercado mundial e, quem sabe, chegue um dia no Brasil.

Tomara que venha para cá mesmo, gostaria muito de colocar esta turma um de frente pro outro para ver quem pisca primeiro…Gostar de história tem cada mania.

Um comentário sobre “Quem é o pior tirano? O “Super Trunfo” decide a parada

Deixe uma resposta