Férias: Como garantir a diversão sem comprometer o orçamento familiar?

Divertir-se em família não é algo inatingível se você souber como se planejar financeiramente no "antes" e no "durante" as férias (Divulgação)

Divertir-se em família não é algo tortuoso se você souber como se planejar financeiramente no “antes” e no “durante” as férias (Divulgação)

(Tamires Kardauke / Oficina das Palavras)

Há menos de quatro meses para o fim do ano, as tão sonhadas férias já começam a ser planejadas. As despesas nesta época do ano são maiores com festas em família, presentes e viagens, que podem comprometer o orçamento caso não sejam programadas com antecedência, levando em consideração o destino, número de pessoas e possíveis gastos extras.

O gerente das agências da Unicred de Lontras e Ibirama, Walter Antonio do Livramento, explica como planejar as férias sem comprometer o orçamento familiar e começar o ano sem dívidas:


Escolha o destino com antecedência: Com o orçamento apertado e aumento de custos em produtos e serviços, o primeiro passo é escolher com antecedência um destino que se enquadre no seu perfil e na sua disponibilidade financeira. Quanto maior for a antecedência da compra, melhores serão as tarifas em passagens aéreas e hotéis, destaca Livramento. Outra opção é o parcelamento antecipado de pacotes, através do cartão de crédito, assim, as despesas serão menores na hora de viajar.

Tenha todos os possíveis gastos na ponta do lápis: Orçar todos os custos da viagem pode ser um diferencial na hora de se programar. Com estes valores em mãos, é possível definir o quanto se deve poupar mensalmente. Além dos gastos básicos, como hotel, alimentação, transporte e passagens, recomenda-se fazer uma reserva para gastos extras, como compras, um jantar ou um passeio.

Walter Antonio do Livramento, gerente da Unicred Lontas e Ibirama (Oficina)

Walter Antonio do Livramento, gerente das agências Unicred de Lontras e Ibirama (Oficina)

Utilize o cartão de crédito: Os cartões de crédito são uma ótima ferramenta, tanto pela praticidade quanto pela segurança que oferecem. Além disso, é possível parcelar as suas compras, muitas vezes sem juros, porém, é necessário atentar-se ao seu planejamento financeiro para não começar o ano com dívidas. Uma vantagem é que os cartões acumulam pontos, que podem ser convertidos em milhas aéreas para uma próxima viagem.

Faça o balanço das suas contas durante a viagem: Ter um controle consciente de todas as despesas é importante para não ter gastos extras. Anote o seus gastos e, eventualmente, pare para efetuar uma rápida contabilidade da sua viagem e analisar os seus gastos, assim, você evita surpresas futuras, explica Livramento. No caso de viagens internacionais é importante estar atento aos gastos no cartão de crédito, estas despesas convertidas em reais podem extrapolar as metas definidas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s