Férias: Como garantir a diversão sem comprometer o orçamento familiar?

Divertir-se em família não é algo inatingível se você souber como se planejar financeiramente no "antes" e no "durante" as férias (Divulgação)

Divertir-se em família não é algo tortuoso se você souber como se planejar financeiramente no “antes” e no “durante” as férias (Divulgação)

(Tamires Kardauke / Oficina das Palavras)

Há menos de quatro meses para o fim do ano, as tão sonhadas férias já começam a ser planejadas. As despesas nesta época do ano são maiores com festas em família, presentes e viagens, que podem comprometer o orçamento caso não sejam programadas com antecedência, levando em consideração o destino, número de pessoas e possíveis gastos extras.

O gerente das agências da Unicred de Lontras e Ibirama, Walter Antonio do Livramento, explica como planejar as férias sem comprometer o orçamento familiar e começar o ano sem dívidas:


Escolha o destino com antecedência: Com o orçamento apertado e aumento de custos em produtos e serviços, o primeiro passo é escolher com antecedência um destino que se enquadre no seu perfil e na sua disponibilidade financeira. Quanto maior for a antecedência da compra, melhores serão as tarifas em passagens aéreas e hotéis, destaca Livramento. Outra opção é o parcelamento antecipado de pacotes, através do cartão de crédito, assim, as despesas serão menores na hora de viajar.

Tenha todos os possíveis gastos na ponta do lápis: Orçar todos os custos da viagem pode ser um diferencial na hora de se programar. Com estes valores em mãos, é possível definir o quanto se deve poupar mensalmente. Além dos gastos básicos, como hotel, alimentação, transporte e passagens, recomenda-se fazer uma reserva para gastos extras, como compras, um jantar ou um passeio.

Walter Antonio do Livramento, gerente da Unicred Lontas e Ibirama (Oficina)

Walter Antonio do Livramento, gerente das agências Unicred de Lontras e Ibirama (Oficina)

Utilize o cartão de crédito: Os cartões de crédito são uma ótima ferramenta, tanto pela praticidade quanto pela segurança que oferecem. Além disso, é possível parcelar as suas compras, muitas vezes sem juros, porém, é necessário atentar-se ao seu planejamento financeiro para não começar o ano com dívidas. Uma vantagem é que os cartões acumulam pontos, que podem ser convertidos em milhas aéreas para uma próxima viagem.

Faça o balanço das suas contas durante a viagem: Ter um controle consciente de todas as despesas é importante para não ter gastos extras. Anote o seus gastos e, eventualmente, pare para efetuar uma rápida contabilidade da sua viagem e analisar os seus gastos, assim, você evita surpresas futuras, explica Livramento. No caso de viagens internacionais é importante estar atento aos gastos no cartão de crédito, estas despesas convertidas em reais podem extrapolar as metas definidas.

Deixe uma resposta