Newsletter das Assessorias nº4: La Sagra, Colmeia, Bierland e @rromba

Circolo Trentino di Rodeio realiza a 27ª edição da La Sagra

O reflexo da tradição trentina em Rodeio. La Sagra toma conta da cidade neste sábado (Divulgação / Circolo Trentino di Rodeio)

O reflexo da tradição trentina em Rodeio. La Sagra toma conta da cidade neste sábado (Divulgação / Circolo Trentino di Rodeio)

(Karina Beatrice Frainer / Estilo Comunicação Integrada)

A história dos imigrantes italianos que colonizaram a cidade de Rodeio, no Alto Vale, conhecida como Vale dos Trentinos, está presente nos pequenos detalhes na cidade até hoje. O dialeto trentino, arquitetura das casas, costumes, a religiosidade e as tradições, ganham destaque em setembro, com a realização da La Sagra.

No próximo sábado (19/09), o Circolo Trentino di Rodeio vai abrir as portas para mais um momento especial de celebração à cultura italiana, com o que há de melhor na gastronomia, na música e na dança, costumes tão bem preservados pelo povo rodeense.

As comemorações iniciaram na última terça-feira (15/09), com a Messa dela Sagra  na Igreja Matriz São Francisco de Assis. No sábado, a partir das 20h, a 27ª edição da La Sagra acontece no Restaurante Adesso Cucina Moser, bairro São Pedro Velho.

Além de apreciar as delícias da culinária italiana local, os visitantes vão se encantar com as apresentações do coro do Circolo Trentino di Rodeio e do Gruppo de Dança Folk Trentino di Rodeio, que irá apresentar músicas e coreografias originadas da Itália. O Gruppo Folk Bambini di Rodeio, formado por crianças, fará sua primeira apresentação.

Programação da Festa La Sagra de 2015 (Divulgação / Circolo Trentino di Rodeio)

Programação da Festa La Sagra de 2015 (Divulgação / Circolo Trentino di Rodeio)

Como destaque da noite, o evento contará com apresentação do Grupo teatral de comédia Vanti in Drio, de Carlos Barbosa (RS). Convidamos toda a comunidade da região a participar desta noite cultural com apresentação de danças, coro, gastronomia italiana e peça teatral. É muito importante para nós rodeenses, e é um dos objetivos do Circolo, manter viva a tradição e a cultura italiana que herdamos de nossos antepassados. Compartilhá-las com os visitantes é um prazer, diz o presidente do Circolo Trentino ,Thiago Testoni.

Serviço:

O que: 27 ª La Sagra
Quando: Dia 19 de setembro, sábado, a partir das 20h
Onde: Restaurante Adesso Cucina Moser  (Rua São Pedro Velho, 666, São Pedro Velho, Rodeio-SC)
Ingresso: R$ 50 reais por pessoa. Pode ser adquirido antecipadamente com os integrantes do Circolo Trentino di Rodeio.

 

Quarta edição do COLMEIA traz 216 atrações à comunidade de Blumenau e região

Dois dias, arte 24h no templo artístico blumenauense. Vem ai o Colmeia 2015 no Carlos Gomes (Osvaldo Gemma)

Dois dias, arte 24h no templo artístico blumenauense. Vem ai o Colmeia 2015 no Carlos Gomes (Osvaldo Gemma)

(Nane Pereira / Nane Pereira Comunicação & Arte)

Durante o último ano, reuniões mensais e depois quinzenais. Nos encontros, pensamento coletivo, troca de ideias, gestão na moderação de favos (grupos de trabalho, denominados GTs), integração de abelhas e fabricação de mel. Mais de 500 artistas, artivistas e gestores culturais trabalhando na construção e na organização do Colmeia 2015.

O evento, gratuito e aberto a toda comunidade, que ocorre nos dias 19 e 20 de setembro, no Teatro Carlos Gomes, chega à quarta edição revigorado. O público de Blumenau e região poderá prestigiar 216 atrações nos vários segmentos da arte (teatro, dança, música, cinema, artesanato e outros), além de uma homenagem ao artista e artivista cultural Clóvis Truppel, um dos idealizadores e líderes do Coletivo, que faleceu em novembro de 2014.

O Colmeia é colaborativo, organizado pela classe cultural em conjunto com o teatro. A parceria estabelecida é de que o Teatro Carlos Gomes ceda as dependências e a estrutura sem custos e os artistas cedam a sua produção. Desta forma, a comunidade tem acesso ao movimento cultural sem cobrança de ingressos.

Dois dias de arte, dança, música, teatro, cinema e artesanato no Teatro Carlos Gomes. É a cultura 24h no Colmeia (Rafaela Martins/2014)

Dois dias de arte, dança, música, teatro, cinema e artesanato no Teatro Carlos Gomes. É a cultura 24h no Colmeia (Rafaela Martins/2014)

É se tirar o chapéu para a articulação da classe artística, que participa das reuniões quinzenais, com discussões que compõem o entendimento do coletivo para a tomada de decisões. É comum nos perguntarem: ´Mas é tudo gratuito? E respondemos: ´toda expressão de arte é de grande valor, imensurável, mas neste evento, não cobramos ingresso do público, diz coordenador cultural do Teatro Carlos Gomes, Rodrigo Dal Molin.

Além de uma programação intensa, a quarta edição do Colmeia trouxe um diferencial neste ano, a gestão dos favos, que ficou por conta dos moderadores, lideres-carismáticos que foram surgindo durantes as reuniões dos GTs. É gratificante olhar para trás e perceber que o movimento tomou forma a partir dos indivíduos, das especificidades de cada área e da vontade incomum de fazer e pensar arte juntos. O caráter desse movimento é sentir-se parte. Somos sementes, flores e frutos, comenta a atriz e produtora, Fernanda Raupp, moderadora do GT Cênicas.

Estamos muito felizes com os encaminhamentos da quarta edição do evento. Não é tarefa simples organizar de forma horizontal uma programação com cerca de 216 atrações, envolvendo centenas de artistas-coordenadores. Esperamos que o público curta e prestigie o evento que foi feito para eles, acrescenta Dal Molin.

Leia a Carta Colmeia, um documento escrito e aferido pelo Coletivo, que explica como funciona o movimento. Acompanhe as notícias e as novidades pelo Facebook do Colmeia.

 

Bierland é eleita Cervejaria do Ano da América do Sul

(Reprodução)

(Reprodução)

(Karin Bendhein / Presse Comunicação Empresarial)

A Bierland, cervejaria artesanal de Blumenau, foi eleita a Cervejaria do Ano da América do Sul, pelo International Beer Challenge 2015 – Desafio Internacional da Cerveja. O resultado foi anunciado na última segunda-feira (07/09), em Londres. Os troféus estão divididos em três segmentos: Degustação, Cervejaria e Design e Embalagem.

Anuncio da premiação da Bierland foi na última segunda, em Londres (Reprodução)

Anuncio da premiação da Bierland foi na última segunda, em Londres (Reprodução)

A cervejaria blumenauense conquistou o prêmio na categoria Cervejaria (Brewer), que reconhece cervejeiros, lojistas e importadores com melhor desempenho. De acordo com o presidente dos juízes, Jeff Evans, essa parte da competição reconhece a consistência e a amplitude do portfólio de uma cervejaria.

O sócio proprietário da Bierland, Eduardo Krueger, conta que esse prêmio vem ao encontro do trabalho que vem sendo desenvolvido pela cervejaria há 12 anos. Prezamos muito pela qualidade das nossas cervejas, sem deixar de lado a história de casa uma. Além disso, temos um cuidado especial também com os nossos representantes e pontos de vendas, afirma Krueger. Recentemente, a Bierland completou 91 medalhas em prêmios nacionais e internacionais.

A lista completa de ganhadores das três categorias está disponível no site do desafio.

 

@rromba é a campeã da 23ª Gincana Cidade de Blumenau

A festa laranja na Vila Germânica. @rromba levanta pela terceira vez na história o título da Gincana Cidade de Blumenau (Daniel Zimmermann)

A festa laranja na Vila Germânica. @rromba levanta pela terceira vez na história o título da Gincana Cidade de Blumenau (Daniel Zimmermann)

(Marina Melz / Melz Assessoria de Imprensa)

Pela terceira vez na história, a equipe @rromba sagrou-se campeã da Gincana Cidade de Blumenau, tradicional evento que integra o calendário do aniversário do município. Cerca de 800 integrantes das nove equipes participantes aguardavam o resultado desta 23ª edição no setor 3 do Parque Vila Germânica no último domingo (06/09).

Por volta das 18h30, o nome tão esperado foi anunciado. Os gincaneiros membros da equipe @rromba ouviram eufóricos o anúncio da vitória, que foi seguido de lágrimas e muita emoção. Nas colocações seguintes vieram as equipes Capitão Caverna (2º) e Amigos do Barney (3º). As colocações seguintes foram: Safari (4º), Sherlock (5º), Tribo dos Anjos (6º), Coringas (7º), Sonic (8º) e Mik Dundee (9º).

Para o presidente da @romba, Leonardo Regis Marini da Cunha, a preparação e o planejamento foram responsáveis pelo resultado. Desde o início do ano fizemos reuniões, treinamentos, cadastros. É um trabalho que começa muito antes. O ano que vem começa no mês que vem, diz. Esta é a terceira vez que a equipe ganhou a Gincana e primeira de Leonardo na presidência da equipe – ele participa como gincaneiro há 14 anos. Não existe alegria maior do que essa, revela, emocionado.

André Murilo Mrozkowski, coordenador da comissão de prova da Gincana Cidade de Blumenau, a marca deste ano foi o respeito entre as equipes. Tivemos uma competição acirrada, como sempre, mas com o objetivo comum de fazer um evento bonito. As provas sociais cumpridas unanimemente mostraram que o papel de contribuir com a sociedade é muito presente e importante para as equipes, disse. Para 2016, André acredita que as provas de lógica devem ganhar espaço.

Um Casamento surpresa

Antes do resultado final, amor e emoção. Um casamento surpresa marca a noite final da gincana (Daniel Zimmermann)

Antes do resultado final, amor e emoção. Um casamento surpresa marca a noite final da gincana (Daniel Zimmermann)

As fortes emoções das provas tiveram um quê de romantismo este ano. Depois da última prova, uma radionovela temática, apresentada ao vivo no palco montado no Setor 3, Bruna Pacheco foi surpreendida pelo noivo Heitor Kipfer, com um casamento surpresa. Os pais dos noivos e integrantes da equipe Sherlock acompanharam a cerimônia com lágrimas nos olhos.

A noiva nem desconfiava. Mas, graças a um trabalho planejados pelos amigos da equipe, não faltou nem o arroz que foi recebido pelos noivos depois da cerimônia.

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Newsletter das Assessorias nº4: La Sagra, Colmeia, Bierland e @rromba

  1. Valeu André, cada dia melhor o nosso “Boina” de tantas recordações que teu avô usava.
    O casamento do meu amigo Heitor foi show a parte, capa de jornais, blogs, seites, Tvs, muito massa!
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s