“O Inusitado”: O encanto da fotografia numa lata de sardinha

(Divulgação/Cooper)

(Divulgação/Cooper)

(Josiane Caitano / New Age Comunicação)

Uma exposição mais que diferenciada está atraindo olhares na Cooper Filial Garcia. São fotografias confeccionadas por jovens do Centro Municipal de Ampliação do Tempo e Espaço Pedagógico da Criança e do Adolescente (Cematepca), por meio de máquinas fotográficas fabricadas com latas de sardinha. A exposição, do projeto de fotografia O Inusitado, permanece na Cooper até esta sexta-feira (16/10).

Em uma época em que a tecnologia é a bola da vez, os adolescentes reaproveitaram um material que seria descartado e ainda aprenderam a fabricar a sua própria máquina fotográfica, além do aprendizado sobre as capacidades e o funcionamento do equipamento.

Uma das câmeras pinhole produzidas pelos alunos do Cematepca. Uma nova maneira de ver a fotografia e a reciclagem (André Bonomini / New Age)

Uma das câmeras pinhole produzidas pelos alunos do Cematepca. Uma nova maneira de ver a fotografia e a reciclagem. Na exposição estão 60 fotos produzidas pelos alunos no Biergarten  (André Bonomini / New Age)

Confira um pouco mais sobre o projeto, que já foi destaque no SANTA

O trabalho de fotografia faz parte do projeto  e as máquinas foram fabricadas pelos próprios adolescentes em uma oficina fotográfica, que foi ministrada pelo fotógrafo Marcos Campos, de Florianópolis.

A professora Marcela Braga Godoy, uma das responsáveis pelo projeto, diz que a experiência de fotografar por meio de uma câmera de pinhole, nome dado a esta técnica que utiliza somente um furinho de alfinete como lente, foi fantástica para os participantes.

imagem_release_516221

Cerca de 80 pessoas estiveram envolvidas no trabalho, que teve com parceiro o Hospital Santa Catarina. Exposição segue até esta sexta-feira na Cooper Garcia. (André Bonomini / New Age)

Cerca de 80 pessoas estiveram envolvidas no trabalho, que foi desenvolvido em parceria com o Hospital Santa Catarina. As crianças amaram a experiência, empolgaram-se muito e algumas delas até ensinaram em casa como faz a máquina, compartilhando esta experiência que alia aprendizado fotográfico e reciclagem, conta Marcela. Ao todo, a exposição na Cooper conta com cerca de 60 fotografias, que foram feitas no Biergarten, no Centro de Blumenau.

O Cematepca, localizado na Rua Araranguá, no bairro Garcia, proporciona atividades para o contraturno escolar para crianças de 6 a 14 anos, da cidade de Blumenau.

A Cooper Garcia está localizada na Rua Amazonas, 3000.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Serviço:

O que: Exposição de fotos feitas com máquinas fabricadas com latas de sardinha

Quando:  Até esta sexta-feira (16/10)

Onde: Cooper Filial Garcia (Rua Amazonas, 3000, Garcia | Blumenau-SC)

Quanto: Gratuito

Deixe uma resposta