SENAI Blumenau comemora 60 anos

(Divulgação / Presse)

Entrega do novíssimo Instituto de Tecnologia Ambiental e evento especial marcam a passagem dos 60 anos da unidade blumenauense do Senai (Divulgação / Presse)

(Sabrina Santos / Presse Comunicação Empresarial / Adendo: André Bonomini)

Neste sábado (14/11), o Senai de Blumenau, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), completa 60 anos de serviços prestados à comunidade. Para celebrar a importante data, haverá um evento na próxima segunda-feira (16/11), a partir das 19h.

O evento, além de comemorar as seis décadas da instituição de ensino, será marcado pela entrega e inauguração do Instituto Senai de Tecnologia Ambiental, que já está em funcionamento. A celebração acontecerá no instituto, localizado na Rua Harry Pofhal, 111, bairro Escola Agrícola. Logo após a cerimônia de inauguração do local, haverá um coquetel para os convidados.

Os Institutos Senai de Tecnologia são unidades operacionais que possuem infraestrutura física e pessoas qualificadas para a prestação de serviços técnicos de alto valor agregado para aumentar a competitividade das indústrias. Eles são responsáveis por desenvolver soluções com base nas tecnologias existentes para criar novos processos e novos produtos.

Em Blumenau, o instituto é direcionado à Tecnologia Ambiental e oferece soluções laboratoriais e de monitoramento para gestão ambiental. A unidade tem 27 pesquisadores e conta com plataformas tecnológicas de águas e efluentes, energia e emissões, saneamento e resíduos.

Uma história de sucesso

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foi criado através do decreto-lei nº4048, de 22 de janeiro de 1942, instalando-se primeiramente no Rio de Janeiro (RJ). Em Santa Catarina, o Senai se instalaria oficialmente em 1954 quatro anos depois da criação da FIESC. A primeira unidade do Serviço foi aberta em Joinville, já Blumenau foi a quarta cidade catarinense a receber uma unidade do Senai, um ano depois.

Durante esses 60 anos de atividades, o Senai de Blumenau já formou milhares de pessoas e contribuiu para a profissionalização da indústria da região. Conforme explica o diretor da unidade, Jacir Luiz Lenzi, durante este período o local já contabilizou cerca de 250 mil matrículas, das quais 70 mil ocorreram somente nos últimos cinco anos.

486846_459774450750214_1198703416_n

Primeiro prédio do Senai em Blumenau, nos anos 60. Instituição chegou em Blumenau em 1955, um ano depois da chegada do Servição Nacional de Aprendizagem Industrial chegar ao estado.  (Antigamente em Blumenau)

Comemorar 60 anos de serviços é algo importante e gratificante para nós. Somos uma instituição de ensino e, nesses anos, conseguimos atingir inúmeras pessoas e promover o crescimento profissional e pessoal da população, contribuindo ainda para o crescimento da indústria do Vale do Itajaí, ressalta Lenzi.

Para o diretor, a história de sucesso do Senai Blumenau se dá em razão dos milhares de alunos que já passaram pelas salas e laboratórios do local e também pela equipe de profissionais do Senai, que sempre esteve comprometida com o sonho das pessoas. Nossa equipe ajuda os estudantes a pensar grande e ir atrás de seus sonhos. Além disso, sempre tivemos a chance de contar com a parceria da indústria local e sindicatos patronais da indústria, que são muito importantes para a nossa história e nossos serviços, destaca.

Para saber mais sobre o Senai e os cursos acesse o site.

Deixe uma resposta