CDL Blumenau – Em 2016, 50 anos ao lado do lojista

CDL_BLUMENAU_50ANOS

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau está em festa em 2016. A entidade completa meio-século de história, iniciativas e conquistas no ramo varejista blumenauense (Reprodução / CDL / Presse)

(Karin Bendhein / CDL Blumenau)

No dia 22 de julho de 2016 a CDL Blumenau completará 50 anos de atividades. Para celebrar essa data, a entidade vai promover ações durante todo o ano. Serão ações empresariais, sociais, instituições e culturais, que visam reforçar a missão da CDL em ser uma entidade para os associados e para a sociedade blumenauense, explica o diretor Social e de Eventos da CDL Blumenau, Antonio Bittelbrunn Junior.

A primeira ação será o lançamento do espaço cultural da Casa do Comércio, prédio que abriga, entre outras entidades, a sede da CDL Blumenau. Queremos promover a integração dos colaboradores e abrir espaço aos associados e a comunidade de Blumenau. Iniciar as ações dos 50 anos da CDL dando espaço a cultura certamente será muito positivo, afirma Bittelbrunn.

O calendário oficial de eventos será divulgado em janeiro de 2016. Porém já estão previstas ações em entidades assistenciais, eventos beneficentes e trabalhos com os associados. Vamos trabalhar com parcerias para promover a integração na cidade, pontua o diretor.

Um sempre alerta braço direito do lojista

(André Bonomini)

Registro da reunião dos lojistas da cidade do Rio de Janeiro, onde nascia a primeira CDL do Brasil, em 1955 (Arquivo / CDL Rio)

Registro da reunião dos lojistas da cidade do Rio de Janeiro, onde nascia a primeira CDL do Brasil, em 1955 (Arquivo / CDL Rio)

Procurando congregar os profissionais do setor de varejo, a cidade do Rio de Janeiro foi a primeira a contar com uma Câmara de Dirigentes Lojistas, em 1955. Apesar de ainda pequena, a visão dos primeiros membros era muito maior. Tratava-se de reunir em uma grande entidade de classe os vários empresários lojistas brasileiros em uma instituição. Objetivo que foi alcançado em 21 de outubro de 1960, com a criação da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, (CNDL).

A CNDL reúne todas as demais CDLs fundadas pelo país em uma grande instituição representativa dos interesses e das revindicações dos profissionais deste importante setor da economia nacional. A primeira CDL de Santa Catarina foi criada em Florianópolis, em 1960, ainda sob o nome de Clube dos Dirigentes Lojistas. Em Blumenau, a Câmara foi criada em 22 de julho de 1966, reunindo cerca de 17 empresários lojistas e tendo Alfred Freshel, da tradicional Casa do Americano, como primeiro presidente.

Alfred Freshel, da Casa do Americano, primeiro presidente da CDL de Blumenau (Galeria Presidentes CDL)

Alfred Freshel, da Casa do Americano, primeiro presidente da CDL de Blumenau (Galeria Presidentes CDL)

O principal serviço da CDL é o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que tem como função principal analisar informações de consumidores em débito com estabelecimentos associados ao Serviço no sentido de orientar decisões sobre negócios, vendas e concessão de crédito. Anteriormente chamada de Seproc, a instituição não era vinculada ao CDL blumenauense, sendo hoje entidades e sócios reunidos classificados em duas categorias: Patrimonial e usuário.

Entre os grandes feitos e iniciativas da CDL blumenauense dois podem ser ditos de grande nota na história da cidade. A reurbanização da Rua XV, cuja iniciativa partiu da Câmara, no fim da década de 90, e a revitalização do antigo prédio da Maternidade Johannastift / Restaurante Cavalinho Branco, onde atualmente está a Casa do Comércio (com a sede da CDL e demais entidades), o Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista) e onde também funciona o Senac Bistrô, restaurante-escola do Serviço Nacional do Comércio.

A Casa do Comércio, antiga Maternidade Johannastift / Hotel Alameda / Restaurante Cavalinho Branco, que abriga também o Senac Bistrô (Reprodução)

A Casa do Comércio, antiga Maternidade Johannastift / Hotel Alameda / Restaurante Cavalinho Branco, que abriga também o Senac Bistrô (Reprodução)

Atualmente, a Câmara é presidida pelo empresário Hélio Roncáglio e conta com mais de 2300 associados, num quadro formado por lojas, centros comerciais, prestadores de serviços, shoppings e profissionais liberais. Cursos, planos, estudos, pesquisas, treinamentos, convênios e demais iniciativas são também oferecidas aos associados da CDL citadina.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s