Viacredi: Entre as melhores do Estado para trabalhar

(Reprodução / Viacredi)

Sede da Viacredi no Bom Retiro, em Blumenau. A maior cooperativa do país em número de cooperados é eleita como a melhor organização de grande porte para trabalhar em SC, pelo Great Place to Work (Reprodução / Viacredi)

(Marli Rudnik / New Age Comunicação)

A Viacredi (Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí) foi eleita pelo Instituto Great Place to Work (GPTW) e Revista Amanhã como a melhor organização de grande porte (mais de 1.000 colaboradores) para se trabalhar em Santa Catarina. As políticas de gestão e desenvolvimento de pessoas da instituição mereceram destaque na pesquisa, colocando a Cooperativa entre as 30 organizações de grande, médio e pequeno porte que integram o ranking este ano. A entrega da premiação será neste início de ano.

A liderança entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Estado foi uma conquista a mais no ano de 2015. Em novembro, a Viacredi também recebeu, em Brasília, o troféu Prata no Prêmio Excelência de Gestão, concedido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), que reconhece as boas práticas de governança no cooperativismo brasileiro.

(Reprodução / New Age)

Além do GPTW, o alcançe das marcas de 350 mil cooperados, R3$ 3 bi em ativos e 9,2 em pesquisa de satisfação foram algumas das conquistas da Viacredi em 2015. Algo que vale brinde dos colaboradores! (Reprodução / New Age)

O ano foi marcado, ainda, pelo crescimento nos principais indicadores, pautado no relacionamento próximo com a comunidade e na transparência. A Viacredi alcançou as expressivas marcas de 350 mil cooperados e R$ 3 bilhões em ativos. Conquistou, ainda, o reconhecimento do quadro social, que atribuiu a melhor nota histórica – 9,2 – na Pesquisa de Satisfação. Esta pesquisa é realizada uma vez por ano em todos os Postos de Atendimento, para avaliar a qualidade no atendimento em relação aos produtos e serviços da Cooperativa, além de ouvir a opinião e as sugestões dos cooperados para melhorar sempre mais.

Estes e outros resultados serão apresentados a partir de janeiro nos eventos de Pré-Assembleia que a Viacredi promoverá em todos os Postos de Atendimento, preparatórios para a Assembleia Geral Ordinária, em abril. A expectativa é que mais de 75 mil cooperados participem destes eventos em todas as regiões onde a Cooperativa atua.

amanha

Vanildo Leoni, diretor executivo da Viacredi: O mérito (destas conquistas) é dos colaboradores, responsáveis pela construção destes resultados no dia a dia. Mas também são conquistas dos cooperados, razão de todos os nossos projetos e do nosso trabalho (Revista Amanhã)

Tivemos um 2015 de grandes desafios na economia, por isso, procuramos intensificar nossa postura como aliados dos cooperados, sendo parceiros em suas necessidades de soluções financeiras e de educação financeira, o que nos permitiu alcançar os objetivos traçados, não apenas em números, mas sobretudo no posicionamento junto à comunidade, afirma o diretor executivo, Vanildo Leoni.

Ele avalia que os bons resultados de 2015 e dos últimos anos, incluindo o título de Melhor Empresa para Trabalhar – Santa Catarina, são importantes e devem ser comemorados por todos os envolvidos com a Cooperativa. De maneira especial, o mérito é dos colaboradores, responsáveis pela construção destes resultados no dia a dia. Mas também são conquistas dos cooperados, razão de todos os nossos projetos e do nosso trabalho. Sem a participação deles, nada disso seria possível.

(Reprodução)

(Reprodução)

O GPTW

No ranking do Instituto GPTW, foi a segunda vez que a Viacredi obteve destaque, sendo que em 2015 a Cooperativa alcançou a liderança entre as grandes empresas do Estado. A pesquisa envolveu 51 mil trabalhadores em 64 organizações catarinenses, premiando as 30 melhores em três categorias: Grandes Empresas (com mais de mil colaboradores), Médias Empresas (100 a 999 colaboradores) e pequenas Empresas (50 a 99 colaboradores).

O objetivo do estudo é identificar as companhias que oferecem os ambientes de trabalho mais atrativos do Estado, com base no nível de confiança do quadro, em cinco dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade e camaradagem. O resultado é apurado a partir de uma metodologia utilizada pelo Great Place to Work em mais de 50 países, que inclui a aplicação de um questionário entre os colaboradores e uma descrição das práticas de gestão de pessoas realizada pela área de Recursos Humanos. A participação é voluntária e depende da iniciativa da própria organização, permitindo entender o dia a dia e o modelo de gestão de pessoas da empresa.

O Instituto GPTW foi criado na década de 80, nos Estados Unidos, sendo que no Brasil está presente desde 1996. Em 2015, realizou a pesquisa com sete mil empresas e 12 milhões de colaboradores nos 53 países em que atua, com o objetivo de divulgar os bons exemplos e estimular as empresas a melhorarem seus ambientes de trabalho.

Antigamente: Viacredi

E neste ano, em celebração pela passagem dos 65 anos de fundação da cooperativa, A BOINA prepara uma reportagem especial no bloco Antigamente sobre a história, conquistas e lutas da Viacredi. A fundação, ainda como Credihering, a “especie” de ligação com a Cooper, as dificuldades nos tempos de economia apertada e o futuro. Tudo sobre a trajetória de um dos maiores símbolos cooperativistas do país, orgulho do empreendedorismo nascido, criado e consolidado em Blumenau.

Em breve! Aguarde!

 

Um comentário sobre “Viacredi: Entre as melhores do Estado para trabalhar

  1. André, parabéns por mais esta postagem sobre o cooperativismo.
    Não dá para falar em cooperativismo sem pensar na Cooperativa de Consumo dos Empregados da Empresa Industrial Garcia e Hering em 1944, foram as duas primeiras. Assim como atualmente não podemos deixar de mencionar a Viacredi e com muito orgulhos falo, pois além de seus cooperados, seu diretor Vanildo Leoni é um rapaz que estimo muito, tenho muito carinho e orgulho de onde chegou. De um simples auxilar de pedreiro para o que é hoje. Comento isso pois estudamos juntos no 2º Grau e ele sempre um aluno dedicado, estudioso e trabalhador.
    Parabéns
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da História..

Deixe uma resposta