Gastronomia e Crianças: A brincadeira de “Comidinha” para meninas… e meninos!

Acabou essa história de dizer que brincar de "comidinha" é coisa de menina. A tendência trazida pelos programas de culinária na TV pede ousadias. Como a da Calesita, ao lançar uma cozinha de brinquedo unissex (Reprodução / Calesita / Oficina)

Acabou essa história de dizer que brincar de comidinha é coisa de menina. A tendência trazida pelos programas de culinária na TV pede ousadias. Como a da Calesita, ao lançar uma cozinha de brinquedo unissex (Reprodução / Calesita / Oficina)

(Tamires Kardauke / Oficina das Palavras)

Quem disse que carrinho é brinquedo de menino e boneca de menina?

Já faz um tempo que esse conceito foi desmistificado, afinal, homens e mulheres já desempenham o mesmo papel em inúmeras atividades e, para as crianças, o que importa mesmo é a diversão. Um exemplo disso é a gastronomia, que deixou de ser uma tarefa ou lazer só para mulheres.

Cada vez mais, as crianças estão mergulhadas nesse ambiente, seja ajudando os pais ou brincando. Uma prova disso é o crescimento dos programas culinários envolvendo os pequenos e que serviu de inspiração para a Calesita Brinquedos criar uma cozinha unissex. A Cozinha Riva Mr. Chef.

A estratégia é simples e permite meninos e meninas a desenvolver desde cedo o gosto pela culinária. Cores neutras tiram aquela visão engessada do "rosa-azul" das coisas (Reprodução)

A estratégia é simples e permite meninos e meninas a desenvolver desde cedo o gosto pela culinária. Cores neutras tiram aquela visão engessada e arcaica do rosa-azul dos brinquedos (Reprodução)

Além de estimular a criatividade, a cozinha contribui para a interação entre as crianças, acaba com a ideia de que cozinha é lugar de mulher e incentiva, inclusive, uma futura profissão. Atualmente, grandes restaurantes são comandados por homens e é do sexo masculino o chef brasileiro mais reconhecido internacionalmente.

A diretora de Marketing da empresa, Nadia Vacinaletti, explica que o brinquedo teve grande aceitação neste um mês de lançamento. Queríamos oferecer ao mercado um produto que fugisse do tradicional e que pudesse ser utilizado por meninas e meninos, sem distinção de gêneros e para fugir dos padrões criados, deixando as crianças escolherem com o que querem brincar.

E como os pequenos já estão condicionados a achar que azul é cor de menino e rosa de menina, a Calesita apostou em cores consideradas mais neutras, como por exemplo verde e laranja, para não deixar dúvidas de que a Cozinha Riva Mr. Chef pode servir de brincadeira para qualquer um.

O brinquedo, indicado para crianças a partir dos três anos, acompanha todos os acessórios, como talheres, panelas e forno micro-ondas, para deixar a brincadeira ainda mais real.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s