Videotape n’A Boina nº17 – Apresentando Um Ticket Para Aventura

Eu, André Bonomini, e Luke Baldin (ambos no centro), em participação especial como Renato (esq) e Hodrygo (dir) nas aventuras de verão de Um Ticket Para Aventura. Quer saber como foi essa aventura? Siga o texto abaixo e conheça mais sobre este canal e seus criadores neste Videotape especial (Reprodução / UTPA)

Eu, André Bonomini, e Luke Baldin (ambos no centro, Luke de amarelo, óbvio), em participação especial como Renato (esq) e Hodrygo (dir) nas aventuras de verão de Um Ticket Para Aventura. Quer saber como foi essa aventura? Siga o texto abaixo e conheça mais sobre este canal e seus criadores neste Videotape especial (Reprodução / UTPA)

(André Bonomini)

Saudações, videotapers, como vão vocês?

Estranharam o cumprimento? Não pulem da cadeira, nosso amigo Lucas Baldin, o primeiro e único neste espaço, foi trancado no porão para sempre está de uma breve folga neste fim de semana em nosso mimoso espaço. Consequente, o Clube do Terror ficou como destaque para as próximas semanas, só não sei quando ainda, mas entrará no ar logo. Isto porque neste fim de semana especial novos amigos d’A BOINA serão apresentados. Um trio de jovens que mistura, em um animado canal de YouTube 100% made in Blumenau, livros, filmes e muitas aventuras.

Trata-se de Renato, Hodrygo e Ana e o supimpa Um Ticket Para Aventura, criado há tão somente três anos mas que a cada dia ganha um novo seguidor, que espera ansioso diante do computador, tablet, celular… as novas aventuras do trio, as leituras mais interessantes do momento e um sem-número de curiosidades que flutuam no mundo pop e geek da atualidade. A BOINA bateu um papo com os membros/criadores do canal, e traz em caráter especial aqui no Videotape tudo que cerca mais este mimoso espaço no YT.

E ah! Siga conosco, duas grandes surpresas no fim desta matéria para quem ir até o fim. Vamos lá!

Livros, odisseias e saudáveis diferenças

Renato, Ana e Hodrygo: Os prodigios de Um Ticket Para Aventura. Livros e aventuras reunidos num dos canais mais animados do YouTube. E tudo em uma produção made in Blumenau (André Bonomini / A Boina)

Renato, Ana e Hodrygo: Os prodigios de Um Ticket Para Aventura. Livros e aventuras reunidos num dos canais mais animados do YouTube. E tudo em uma produção made in Blumenau (André Bonomini / A Boina)

Livros, filmes e músicas sempre permearam a cabeça de Renato e Hodrygo desde muito tempo atrás. Sempre antenados no que saía de novo no mundo pop, os gêmeos mantinham-se atualizados sempre, fazendo com que este que vos fala (amigo pessoal da dupla há mais de 10 anos) ficar com dúvidas e perguntas sobre as novidades. A gente sempre dava dicas de filmes aos amigos, tanto que eles que praticamente nos deram a ideia do que temos hoje, afirma Hodrygo.

De tantas novidades e conteúdo armazenado na cuca, e motivados pelos colegas de trabalho, a dupla fez nascer em 2013 um blog especial sobre livros e filmes. O Bagunça, Bagunça e mais Bagunça nasceu juntamente com um canal no YouTube com postagens regulares sobre variados assuntos do mundo dos filmes e livros. A conta no YT passou a ser mais acessada do que o blog, fazendo a dupla – que já era trio, com a vinda da jovem Graziela – desviar atenções para o mundo dos vlogs, cuja a mensagem era mais dinâmica, apesar da regularidade ainda ser algo oscilante.

Um dos primeiros vídeos do canal, para os amigos conferirem como era o trio:

Pequenas regulagens foram feitas, os livros tomaram conta do canal de vez, sendo muito mais populares do que as postagens sobre filmes. Nos filmes, o especial
Gritando Por Dentro era a parte tensa do canal, com relatos sobre as mais recentes produções de filmes de terror/suspense orientais e brasileiras (quando apareciam). Aos poucos, Nato, Digo e Grazi foi ajustando a regularidade do canal e a popularidade começou a vir. Voos mais altos foram dados, como a entrevista com os escritores brasileiros de ficção Carolina Munhoz e Raphael Draccon feita em Curitiba, como você vê abaixo:

A entrevista foi, também, a última participação de Grazi no canal, já que a jovem iniciou a faculdade no mesmo período. Para o lugar dela uma nova amiguinha foi convidada para o posto em outubro de 2014. Na altura dos joviais 25 anos à época, a intelectual Ana foi chamada, e já estreou no canal comentando um livro de peso: 1984, grande publicação de George Orwell e que inspirou um interessante filme homônimo, produzido duas vezes, em 1956 e, claro, 1984. Outras entrevistas se seguiram, sempre no clima descontraído que permeia o espaço.

Veja a primeira participação de Ana no canal:

Alias, vale ressaltar um aspecto interessante do UTPA. As diferenças nos gostos de cada um dos componentes da trupe é o que mais enriquece o canal. Renato e Hodrygo aproximam-se mais dos mangás e livros de aventura, ficção e magia que forram as prateleiras da casa onde moram. Grazi, no tempo que estava no canal, era fã das leituras românticas, de amores e amadas que as vezes melavam os livros, mas faziam bem para a alma.

Já Ana busca leituras mais versáteis, como publicações de filosofia, história e romances policiais como os dos imortais brtânicos Agatha Christie e Arthur Conan Doyle. Uma diversificação que traz não apenas outras variantes literárias, mas também mais pessoas ao canal e maior leque de conteúdo. Se a leitura é boa vale a compra, é o que mais levo, no final, todas estes vários estilos diferentes agregam muito ao canal e não causam nenhum conflito, diz Ana.

A fórmula do sucesso

O B,B+B mudou definitivamente em janeiro de 2015, adotando o atual nome e trazendo ainda mais vídeos interessantes sobre leituras e especiais fantásticos, com aventuras fora dos estúdios, em lugares dentro e fora de Blumenau, sempre recheados de tiradas desconsertantes e muito bom humor. A fórmula de apresentar assuntos no clima do bate-papo, com descontração e curiosidades, tem chamado atenção entre os frequentadores do YouTube e até futuros youtubers (que,e exclusivamente, trabalham com a ferramenta), que pedem dicas para a trupe.

A experiência como youtubers traz muito aprenzidado para o trio, seja na edição ou na produção dos vídeos. Sem contar que o canal virou referencia para muitos que também querer se aventurar no YT Reprodução)

A experiência como youtubers traz muito aprenzidado para o trio, seja na edição ou na produção dos vídeos. Sem contar que o canal virou referencia para muitos que também querem se aventurar em vlogs no YT (Reprodução)

A experiência de serem youtubers, nos dias atuais comparável a uma profissão, passou a ser uma coisa mais do que séria para o trio. A regularidade é norma e os trabalhos de produção e edição fazem-os descobrir novas técnicas e truques dia a dia, vídeo a vídeo. Todos os dias recebemos mensagens. Há as críticas, mas também elogios, dicas e até pedidos de dicas. Esta rotina no YT exige organização e afinco, não é simplesmente “postar e pronto”, é preciso dar valor ao que você produz e manter-se regular empenhado. Tem suas chateações, mas muito mais prazeres, diz Renato.

Alias, é uma destas aventuras divertidas de UTPA que vocês, videotapers e amigos de A BOINA vão assistir aqui hoje, como o primeiro vídeo do canal aqui no nosso mimoso espaço!

Eu e Luke fomos até o QG do canal para um divertido bate-papo e um duelo de titãs no boliche virtual. O perdedor paga um mico…

Quer saber como foi? Da um look ai abaixo… Nada de spoilers!

É isso ai, amigos do Videotape! E, além desta participação, A BOINA aproveita o ensejo para anunciar que, a partir de agora, a cada vídeo novo, o UTPA estará presente em nosso canal toda semana, com uma viagem pelo mundo dos livros cheia de descontração e aventura! Sejam bem-vindos, amigos! Este blog os recebe com os braços mais do que abertos!

Sendo assim, hora de me despedir. Luke Baldin retorna na próxima semana se me der vontade de abrir o porão para continuar sua viagem pelo universo Pop e nerd…

André Bonomini para A BOINA, encerrando a transmissão! Até breve!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s