Gripe: Por que vacinar-se é tão importante?

Reprodução)

Três casos confirmados do H1N1 em Blumenau apenas potencializam os cuidados que deve se ter para evitar o contágio com a doença. A vacinação, sumariamente, é um deles (Reprodução)

(Tamires Schlegel / Presse Comunicação Empresarial)

Falta pouco para o início do outono e já é necessário tomar medidas preventivas contra a gripe. Somente nesta semana, foram confirmados três casos de pessoas com o diagnóstico do vírus H1N1 em Blumenau. Os casos são todos considerados autóctones, ou seja, foram adquiridos no município.

O pneumologista e diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão (HDP), Mauro Sérgio Kreibich, destaca a importância da vacinação. A vacina antigripal imuniza em até 90% dos casos evitando a gripe e suas complicações, quando aplicada no período certo e em local qualificado. Por isso, o período ideal para vacinar-se contra a gripe é no início do outono, conta.

O Hospital Dia do Pulmão Reprodução)

O Hospital Dia do Pulmão, na Rua Eng. Paul Werner, Itoupava Seca, em Blumenau Reprodução)

No entanto, ele ressalta ainda a diferença entre imunizar e vacinar. Segundo Kreibich, a vacinação é o ato de aplicar a vacina e a imunização é o desenvolvimento de anticorpos específicos derivados da vacina aplicada de forma correta. A eficácia das vacinas depende de seu armazenamento e logística de transporte, além do manuseio e aplicação adequada, orientada pelo Programa Nacional de Imunizações. Desta forma, o manuseio inadequado, salas de vacinação não refrigeradas por 24 horas, ausência de câmaras de refrigeração ou equipamentos com defeito, e até mesmo a falta de energia elétrica podem interromper o processo de refrigeração, comprometendo a potência e eficácia das vacinas, aponta.

Cuidados

Entre tantos cuidados, lavar as mãos sempre é o mais importante deles. Além de boa higiene, evita-se contágio de várias doenças, como a Influenza Reprodução)

Entre tantos cuidados, lavar as mãos sempre é o mais importante deles. Além de boa higiene, evita-se contágio de várias doenças, como a Influenza Reprodução)

O especialista alerta sobre os cuidados que devem ser praticados frequentemente no dia a dia, como o hábito de lavar as mãos, manter ambientes limpos e ventilados, e ao tossir, ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com um lenço ou o dorso da mão.

Vale lembrar que as pessoas devem ficar atentas com os sintomas que podem aparecer, afinal, são parecidos com os de uma gripe comum. Dor de garganta, dor no corpo, febre alta, tosse, falta de ar ou desconforto respiratório, tontura, entre outros. O ideal é, ao surgir os sintomas  de agravamento do quadro de gripe, procurar imediatamente um médico, afirma o pneumologista.

Vacinação no HDP

O Hospital Dia do Pulmão tem como previsão para iniciar a Campanha Antigripal 2016 a partir do mês de abril. A dependência é do fornecimento das vacinas pelos laboratórios internacionais que suprem tradicionalmente a estrutura.

Deixe uma resposta