Fabrício Wolff em A BOINA: Disciplina é liberdade

(Reprodução)

(Reprodução)

(Fabrício Wolff)

É bem provável que você conheça esta frase de uma música da banda Legião Urbana. Ela é bem mais antiga. É bíblica e seu conteúdo merece reflexão. Disciplina é liberdade. compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem (Mateus: 23-6).

Até pode parecer contraditório, pois ter disciplina automaticamente nos remete a persistir em algumas ações, mas é isso mesmo. Somente a disciplina pode trazer possibilidade de liberdade ao ser humano. E quando se pensa nesta frase, deve-se entender disciplina no sentido mais amplo que ela possui.

Disciplina não é ter obrigação. Ter disciplina é se auto-gerenciar, é buscar as condições necessárias para se ter liberdade de escolhas. Disciplina é ter caráter, forjado na auto-cobrança por resultados – não resultados para os outros, mas para si mesmo, para contemplar aqueles objetivos a que a gente se propõe.

(Reprodução)

(Reprodução)

Nas aulas de Ética que ministro aos meus alunos de Jornalismo na faculdade, costumo ressaltar que, embora todos queiramos ser livres, só quem pode escolher realmente o é. A liberdade está na possibilidade de efetuarmos escolhas, de decidirmos o que é melhor para nós. Se por razões financeiras, por causa da expectativa dos outros ou quaisquer outras – dos muitos e variados motivos que podem fazer com que não possamos escolher – não fizermos a escolha desejada em nosso âmago, não somos livres.

Ninguém vence na vida sem ter disciplina. Não adianta traçar metas, planejar atitudes e, sem disciplina, deixar de seguir aqueles objetivos mapeados. Vencer na vida não é amealhar recursos financeiros, mas sim ter o prazer do superar-se, do alcançar as metas, do vencer as dificuldades que nós mesmos colocamos como desafios. Todos nós conhecemos pessoas inteligentes, competentes e com outras virtudes que não chegam a lugar nenhum. Falta a disciplina. Sem ela, nada se conquista.

Aliada a outras virtudes, a disciplina permite chegar onde se quer. E quando se alcança os objetivos propostos, nos tornamos ainda mais fortes. Mais fortes, passamos a ter a oportunidade e a liberdade de fazer mais escolhas. E escolher é a verdadeira liberdade. Poder escolher é ter caminhos a seguir, é ter opções, é ter oportunidades criadas não pelo destino ou pela sorte, mas pelas possibilidades plantadas por nós mesmos, por aqueles que têm disciplina.

Para escolher e ser livre, é preciso, na grande maioria das vezes, ter muita coragem.
Em suma, quem tem disciplina faz o seu próprio caminho. Faz escolhas. E isso é ter liberdade.

Deixe uma resposta