Newsletter das Assessorias nº13: Jazz Day, Elke Hülse, Empório Hemmer e Fondue

Corredores do Park Europeu serão embalados ao som de jazz neste sábado (30/4)

(Camila Tibes / Oficina das Palavras)

Dia do ritmo tão americano quanto o Rock, mas tão internacional quando a música. O Jazz é o destaque no Park Europeu neste sábado, em Blumenau (Reprodução / Oficina)

Dia do ritmo tão americano quanto o Rock, mas tão internacional quando a música. O Jazz é o destaque no Park Europeu neste sábado, em Blumenau (Reprodução / Oficina)

Este sábado (30/4) será diferente no Shopping Park Europeu. Quem passar pelo empreendimento poderá conferir e aproveitar o primeiro Jazz Day, realizado em parceria com o projeto VilaEncantos. Durante todo o dia serão realizadas diversas intervenções musicais pelos corredores do shopping, no estilo Flash Mob. Vamos caminhar e tocar em vários pontos, assim como acontece nas cidades de Nova Orleans e Nova York, comenta o idealizador do projeto, Carlos Schrubbe.

Serão várias intervenções ao longo do dia, sempre realizadas em duo, guitarra e sax tenor. O objetivo, além de levar momentos diferentes para os clientes do empreendimento, é comemorar o Dia Internacional do Jazz, criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Serão lembrados repertórios de grandes nomes do estilo musical como Miles Davis, John Coltrane, Louis Armstrong, Tom Jobin, e muitos outros.

Para fechar o dia, às 19h30, será realizado um show com o grupo VilaBossaJazz de Blumenau na Praça de Alimentação. Quatro músicos, Carlos Schrubbe (guitarra), Éverton Fonseca (bateria), Helio Reichert (saxofone) e Marcelo de Paula (contra-baixo acústico), proporcionarão para o público um repertório que passa por todos os períodos do jazz, com temas tipo Dixieland, Beebop, Avant-Garde e Fusion, com misturas contendo Rock, Funk e Blues.


Elke Hülse lança exposição no dia 30 de abril na Galeria do Instituto Orbitato em Pomerode

(Karina Beatrice Frainer / Instituto Orbitato)

Uma arte tecida, de dentro do coração e da inspiração para as linhas, lançadeira e panos. É a arte de Elke Hülse, em destaque na galeria do Instituto Orbitato, em Pomerode, a partir deste sábado (Reprodução / Orbitato)

Uma arte tecida, de dentro do coração e da inspiração para as linhas, lançadeira e panos. É a arte de Elke Hülse, em destaque na galeria do Instituto Orbitato, em Pomerode, a partir deste sábado (Reprodução / Orbitato)

No dia 30 de abril, sábado, a artista plástica Elke Hülse irá lançar sua exposição intitulada Es war einmal… Era uma vez… Once upon a time… na Galeria do Instituto Orbitato em Pomerode. A exposição segue até o dia 23 de junho, de terça-feira a sábado, das 09h às 17h30. A entrada é gratuita.

Reunindo retratos e memórias, a exposição é um conjunto que contempla as distintas linguagens da fotografia e da tapeçaria. Ao longo da última década, a artista tem se dedicado a traduzir uma linguagem para a outra. Qual a razão da escolha de uma fotografia específica para ser traduzida em tapeçaria? Observar, registrar, tomar familiaridade com a memória impregnada – com a composição, as cores, possíveis texturas, elementos como figura e fundo.

Dessa forma, abstraindo detalhes, mantendo proporções e principalmente informações visuais essenciais. Elke expressa sua vivência anterior com a fotografia ao assimilar a provocação do meio têxtil, se desdobrando em um novo acontecimento usando a técnica no tear manual vertical (alto-liço). A talentosa Elke retrata em suas obras toda a experiência conquistada durante sua trajetória em tapeçaria e tecelagem. Convidamos toda a comunidade a prestigiar a belíssima exposição na Galeria, diz a Diretora do Instituto, Celaine Refosco.

Sobre a artista

Elke Hülse (Reprodução / Orbitato)

Elke Hülse (Reprodução / Orbitato)

Elke Hülse é nascida em Blumenau, com graduação em Artes Visuais e mestrado em Teoria e História da Arte pela UDESC Florianópolis. Trabalha com tecelagem e tapeçaria desde 1990 em ateliê na cidade de Criciúma e Florianópolis. Tem formação em tapeçaria através do método criado pelo tapeceiro uruguaio Ernesto Aroztegui. Fez dois workshops com Jean Pierre Larochette, tapeceiro que vive nos EUA e tem um ateliê em El Tuito, no México.

Participou de residências artísticas um com co-orientação de Sarah Swett, artista e tapeceira radicada em Moscou. Ao longo dos últimos 15 anos, tem se dedicado exclusivamente a tapeçaria produzindo peças sob encomenda em diferentes tamanhos, utilizando materiais diversos. Paralelamente produz tapeçarias com as quais tem participado de editais em países como França, Hungria, EUA, China, Argentina, Escócia, Brasil. Ministra a disciplina teórico-prática de tapeçaria em diferentes instituições superiores tanto na grade curricular como em cursos extracurriculares.

Serviço:

  • O que: Lançamento da exposição Es war einmal… Era uma vez… Once upon a time… da artista Elke Hülse
  • Quando: Dia 30 de abril, sábado e segue até o dia 23 de junho de terça-feira a sábado das 09h às 17h30min. A entrada é gratuita.
  • Local: Galeria Orbitato no Instituto Orbitato – Rua XV de novembro n° 426 – Centro – Pomerode – SC.

Empório Hemmer inaugura serviço de entrega 

(Marina Melz / Melz Assessoria de Imprensa)

Faltou chucrute? Acabou a mostarda escura? Esqueceu o pepino na lista de compras? Sem crise, o Empório Hemmer, agora, entrega em casa o seu produto favorito num interessante serviço de delivery (Daniel Zimmermann)

Faltou chucrute? Acabou a mostarda escura? Esqueceu o pepino na lista de compras? Sem crise, o Empório Hemmer, agora, entrega em casa o seu produto favorito num interessante serviço de delivery (Daniel Zimmermann)

Uma das maiores frustrações para quem está se preparando para cozinhar uma receita especial ou receber os amigos é chegar em casa do mercado e perceber que faltou algum item essencial. Maionese e ketchup para o cachorro-quente, mostarda para o prato alemão, pepino e palmito para o churrasco. Para quem mora em Blumenau, uma nova opção promete diminuir os incômodos com esse problema: o Empório Hemmer, localizado no Empório Vila Germânica, agora vai atuar com tele-entrega.

O serviço funcionará das 9h às 19h de segunda a sexta-feira e das 9h às 13h no sábado. Pedidos acima de R$ 120,00 não pagam pela entrega e valor abaixo deste montante serão cobrados de acordo com a localização.

O Empório Hemmer conta com a linha completa de produtos da companhia que possui mais de 300 itens. Para conferir todo o mix basta acessar o site do empório.


Pietros Restaurante traz para Brusque o melhor foundue de Gramado

(Liliani Bento / New Age Comunicação)

Ir a Gramado? No más! Em Brusque, a delícia do fondue mais perto do Vale no Pietros Restaurante, que abre dia 4 de maio (Reprodução / New Age)

Ir a Gramado? No más! Em Brusque, a delícia do fondue mais perto do Vale no Pietros Restaurante, que abre dia 4 de maio (Reprodução / New Age)

Os amantes de um bom fondue não precisam mais ir a Gramado para saborear essa iguaria, muito apreciada no Inverno. No dia 04 de maio abre a primeira casa especializada em fondue de Brusque. Chama-se Pietros Restaurante e conta com a experiência de dois profissionais, Nara Rubia Vasques e Jerônimo Amaral, que na última década trabalharam nos melhores locais da cidade gaúcha. Jerônimo esteve como chefe de cozinha por 10 anos no melhor restaurante suíço do Brasil, segundo o Guia Quatro Rodas. E Nara trabalhou nos melhores hotéis da região como metriza e sommelier.

Depois de tanta experiência em uma das cidades brasileiras que melhor sabe receber o turista e é reconhecida pela qualidade da sua culinária, o casal resolveu investir na cidade de Brusque porque eles são apaixonados por Santa Catarina. Tenho parentes aqui e passei parte da minha infância em Brusque. Sempre acalentei o sonho de voltar para Santa Catarina, conta. Além disso, o casal sonhava em ter seu próprio negócio e viu em Brusque à possibilidade de investir em algo que não havia na região. Pensamos muito antes de decidir no que investiríamos e de que forma. Resolvemos investir naquilo que melhor sabemos fazer e no que temos experiência: gastronomia. Com certeza estamos trazendo todo nosso know-how para ter o melhor foundue de Santa Catarina, diz Nara.

De acordo com Nara, boa parte da matéria-prima utilizada virá de Gramado. Mas, haverá um mix entre os produtos de qualidade gaúchos e o que há de melhor em Santa Catarina. Temos certeza que essa união será o segredo do nosso sucesso, avaliam. Toda a cerâmica do Pietros Restaurante é exclusiva, criada por uma artesã de Gramado com o objetivo de tornar a experiência única.

O foundue será o carro-chefe do novo endereço gastronômico de Brusque. Mas, Nara explica que eles também irão trabalhar com a cozinha contemporânea e pratos diferenciados à lá carte. Entre eles coiffue de pato e cordeiro. Resolvemos oferecer um cardápio diferenciado para agradar a todos os paladares, comentam. Para acompanhar a sequência de foundue, um prato que deve ser degustado sem pressa, o restaurante conta com uma variada carta de vinhos e outras bebidas.

Serviço:

  • O que: Pietros Restaurante
  • Endereço: Rua Felipe Schmidt, 57, Centro de Brusque. (Fica próximo da loja Milium e tem estacionamento privativo, com entrada pela rua lateral Gustavo Kriger)
  • Funcionamento: Todos os dias, das 18h30 às 23h30.
  • Inauguração: 04 de maio

Deixe uma resposta