CECRED: Meio milhão de donos

Uma marca de respeito: O Sistema CECRED bate o ponto de meio-milhão (500 mil) cooperados. (Reprodução)

Uma marca de respeito: O Sistema CECRED bate o ponto de meio-milhão (500 mil) cooperados. (Reprodução)

(Marli Rudnik / New Age Comunicação)

O Sistema CECRED atingiu a marca histórica de 500 mil cooperados nas 14 cooperativas de crédito filiadas em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A conquista coincide com o período em que se realizam as Pré-Assembleias e Assembleias Gerais Ordinárias, com o objetivo de aprovar os resultados de 2015 e os planos para 2016. Na média, as cooperativas do Sistema CECRED obtiveram incremento de 26% no volume de ativos, totalizando R$ 4,2 bilhões até dezembro. A expectativa para 2016 é de ampliar em 16% o número de cooperados.

Para o presidente do Conselho de Administração da Central CECRED, Moacir Krambeck, os indicadores de crescimento em 2015 e a marca de meio milhão de cooperados, em abril deste ano, consolidam a solidez, a sustentabilidade e a transparência do Sistema CECRED, que possui 64 anos de tradição em cooperativismo de crédito e cresce acima da média do mercado. Estas conquistas se devem à participação dos nossos cooperados e colaboradores, que estão imbuídos de um mesmo propósito, alicerçado pelos valores e princípios cooperativistas, praticados nas cooperativas e nas comunidades onde estão inseridas.

Moacir Krambeck, presidente do Sistema CECRED e da maior cooperativa do Brasil em número de cooperados, a Viacredi Reproduçção / CMB)

Moacir Krambeck, presidente do Conselho de Adminstração Central do Sistema CECRED e da maior cooperativa do Brasil em número de cooperados, a Viacredi Reproduçção / CMB)

O Sistema CECRED integra 14 cooperativas de crédito singulares e uma Central, que atuam unidas para oferecer produtos e serviços financeiros de acordo com as necessidades dos cooperados, com taxas inferiores às praticadas pelo mercado nas operações de crédito e rentabilidade acima da média nas aplicações. Conta-corrente, cheque especial, cartões de crédito e débito, financiamentos, poupança, aplicações, seguros, cobrança bancária e folha de pagamento são algumas disponibilidades, voltadas a pessoas físicas e jurídicas.

A estrutura de atendimento é composta por 156 Postos de Atendimento e 315 terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos), em 56 cidades nos três estados do Sul brasileiro. Os cooperados também contam com canais de autoatendimento gratuitos para suas movimentações do dia a dia, a exemplo da conta online, do Serviço de Atendimento ao Cooperado (SAC) e do CECRED Mobile (aplicativo para smartphones e tablets).

As cooperativas do Sistema Cecred Reprodução)

As 14 cooperativas do Sistema Cecred Reprodução)

Para o Sistema CECRED, os cooperados são os verdadeiros donos do negócio e participam dos resultados, que em 2015 somaram R$ 153,6 milhões em sobras totais. Sua participação também é altamente incentivada nos eventos assembleares e no Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados e Comunidade (PROGRID). Eles são a razão de ser das cooperativas. Sem o envolvimento ativo dos cooperados, as cooperativas não existiriam, ou no máximo seriam meras instituições financeiras comuns, enfatiza o presidente.

Desde 2002, quando foi implantado, o PROGRID já registrou mais de um milhão de participações nos cursos, palestras, encontros e teatros que oferece, sobre temas como educação cooperativista e financeira, empreendedorismo, qualidade de vida, competências profissionais e responsabilidade socioambiental. Em 2015, foram registradas 389 mil participações, sendo 308,7 mil nos eventos educativos e 80,3 mil nos eventos assembleares. Um crescimento de 36% em relação a 2014. A novidade para 2016 é a implantação do Ensino a Distância (EAD) do PROGRID, que permitirá aos cooperados participarem da agenda de eventos sem sair de casa.

Todas estas iniciativas, segundo Krambeck, estão alinhadas à missão do Sistema CECRED, que é a de transformar as áreas de atuação de suas cooperativas em comunidades altamente cooperativistas, promovendo fortemente a inclusão financeira. Há, ainda, muito por fazer, no sentido de dar a todos, indiscriminadamente, o direito à dignidade, ao respeito e à justiça, por meio do espírito da cooperação, disse.

Reprodução)

A participação dos cooperados nas atividades do PROGRID é um dos destaques das estatísticas, assim como a presença nos encontros assembleares. Eles são a razão de ser das cooperativas. Sem o envolvimento ativo dos cooperados, as cooperativas não existiriam, ou no máximo seriam meras instituições financeiras comuns, diz Krambeck (Reprodução)

Estatísticas

O crescimento no quadro social do Sistema CECRED acompanha a evolução do cooperativismo financeiro, que soma 7 milhões de associados e está presente em 95,5% dos municípios brasileiros, segundo a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebrás).

A entidade destaca a proporcionalidade entre o número de cooperados e a população em algumas cidades. Entre elas, Blumenau, que tem quase metade da população associada a uma cooperativa de crédito. A cidade catarinense abriga a sede da Viacredi, que integra o Sistema CECRED e é hoje a maior cooperativa de crédito do Brasil em número de cooperados, com 360 mil. Neste município, a Viacredi conta 157 mil cooperados, que representam 46% da população.

(Reprodução)

(Reprodução)

Deixe uma resposta