“Dirigindo Meu Carro”: Na Barão, Crianças promovem projeto de conscientização de trânsito

Desde pequeno é que começa a se educar para um transito consciente. A Escola Barão do Rio Branco sai na frente com um interessante projeto para este obietjvo: O Dirigindo Meu Carro (Reprodução / Barão / Oficina)

Desde pequeno é que começa a se educar para um transito consciente. A Escola Barão do Rio Branco sai na frente com um interessante projeto para este obietjvo: O Dirigindo Meu Carro (Reprodução / Barão / Oficina)

(Martha Kienast / Oficina das Palavras)

O Brasil é o quinto país no mundo a registrar casos fatais no trânsito, segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde. Para diminuir o número de acidentes registrados e formar uma geração ainda mais cuidadosa e consciente, 16 crianças com idade de cinco anos dão o exemplo para os adultos e realizam o projeto Dirigindo Meu Carro. A turma da Educação Infantil da Escola Barão do Rio Branco brinca e exercita as regras viárias, a prevenção e ainda promovem a conscientização sobre o tema para as famílias e a comunidade em geral.

A ação surgiu do interesse das crianças em aprender mais sobre o assunto. De maneira prática, os pequenos exercitam os códigos e as leis de trânsito, aprendem a importância e o significado das placas, as medidas de segurança e por qual motivo se torna imprescindível manter todos os cuidados ao embarcar em algum veículo, ao trafegar de bicicleta ou quando estiver caminhando.

(Reprodução / Barão / Oficina)

Construção de pistas usando lona e cartolinas, veículos feitos de papelão e muita atenção no mini-trânsito. O passo a passo para desenvolver desde pequeno a consciência sobre um trânsito mais seguro e humano (Reprodução / Barão / Oficina)

Para estimular o conhecimento sobre o tema, são realizadas atividades práticas com a construção de pistas com lona e cartolinas desenhadas, idênticas aos modelos adotados nas ruas. São utilizados carros confeccionados em papelão, para que as crianças possam entrar nos veículos e percorrer trajetos seguindo as regras de trânsito, evitando colisões e garantindo que todos possam transitar em harmonia. Além disso, a turma ainda assiste vídeos educativos e acompanha histórias de livros.

Diariamente existem relatos e conversas das crianças sobre situações vividas como, por exemplo: – Vi uma moto atravessar o sinal vermelho, mas não pode, não é? Ou: – Minha amiga não usa cadeirinha no carro. Também citam as legislações: – Se não seguir as regras do trânsito o guarda multa, conta a professora Analu Melo de Oliveira.

Para conscientizar a comunidade durante o Maio Amarelo, as crianças irão realizar apresentações relacionadas ao trânsito aos colegas de outras turmas da escola. A professora afirma que o objetivo é que a ação ultrapasse os muros da escola e envolva também as famílias.

Anúncios

Um comentário sobre ““Dirigindo Meu Carro”: Na Barão, Crianças promovem projeto de conscientização de trânsito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s