Festa Junina: Cooper Pratic apresenta as tradicionais receitas das quermesses

Junho vem ai, e a Festa Junina começa a tomar conta do clima e das mesas. O Cooper Pratic já sai a frente trazendo o melhor da culinária junina para se aprender e fazer da cozinha uma verdadeira quermesse (reprodução)

Junho vem ai, e a Festa Junina começa a tomar conta do clima e das mesas. O Cooper Pratic já sai a frente trazendo o melhor da culinária junina para se aprender e fazer da cozinha uma verdadeira quermesse (Reprodução)

(Marli Rudnik/ New Age Comunicação)

As receitas clássicas das Festas Juninas do Sul do Brasil serão tema do Cooper Pratic no mês de junho. O programa de formação de cooperados da Cooper (Cooperativa de Produção e Abastecimento do Vale do Itajaí) apresenta, no eixo temático de Gastronomia, as formas de preparo e curiosidades sobre o quentão, a canjica, a cocada e o pé-de-moleque.

As aulas serão ministradas pela culinarista Ely Regina de Pinho Ramos, que contará os segredos de cada receita e apresentará sugestões para variar o sabor das guloseimas. Os cursos terão uma introdução teórica, com algumas curiosidades sobre a origem dos pratos.

A origem dos quitutes também é destaque. Desde a canjica ao popular pé-de-moleque (Reprodução)

A origem dos quitutes também é destaque. Desde a canjica ao popular pé-de-moleque (Reprodução)

Por exemplo, o nome originário do doce de amendoim é pé-de-moleque, motivado pelas vendedoras de rua que, ao serem importunadas pelos meninos que tentavam furtar seus doces, diziam pede, moleque!. Outra informação trazida pela culinarista será sobre as variações do quentão, preparado com ingredientes diferentes em cada região do País.

(Reprodução)

(Reprodução)

Os cursos são ministrados nas salas do Cooper Pratic das filiais da Cooper em Blumenau, Indaial, Rodeio, Ibirama e Jaraguá do Sul (Filial Vila Nova). As inscrições são gratuitas para cooperados e podem ser feitas no balcão do Serviço de Atendimento ao Cooperado de cada unidade.

O Cooper Pratic também oferece outros cursos gratuitos aos seus cooperados. Para conferir a agenda completa com todos os cursos e as filiais onde serão realizados acesse o site do programa

Agenda Cooper Pratic – Culinária para Festa Junina

Blumenau:

  • Omino: Segunda-feira, 13 de junho, às 14h30
  • Água Verde: Quarta-feira, 1º de junho, às 19h
  • Garcia: Quarta-feira, 8 de junho, às 19h
  • Mafisa: Segunda-feira, 20 de junho, às 14h30
  • Glória: Terça-feira, 21 de junho, às 14h30

Indaial:

  • Nações: Quinta-feira, 16 de junho, às 14h30
  • Centro: Quinta-feira, 23 de junho, às 19h

Jaraguá do Sul:

  • Vila Nova: Terça-feira, 28 de junho, às 18h30

Rodeio: Sexta-feira, 17 de junho, às 14h30

Ibirama: Quinta-feira: 9 de junho, às 14h30

Deixe uma resposta