Dores nas costas: saiba como prevenir

Aquele desconforto matinal nas costas, que dura durante o dia e incomoda no sono. A famosa dor nas costas tem várias causas e muitas delas podem bem ser evitadas (Reprodução)

Aquele desconforto matinal nas costas, que dura durante o dia e incomoda no sono. A famosa dor nas costas tem várias causas e muitas delas podem bem ser evitadas (Reprodução)

(Tamiris Schlegel / Presse Comunicação Empresarial)

As dores nas costas podem aparecer em qualquer idade do ser humano. O que muita gente não sabe é que esse problema, na maioria dos casos, é causado por alterações neurais ou musculares e não necessariamente ósseas. A neurocirurgiã Danielle de Lara, que atua em Blumenau, afirma que, segundo estudos, 70% das dores nas costas são relacionadas a problemas que podem ser evitados ou prevenidos.

Segundo a especialista, cuidados com a postura, por exemplo, podem prevenir ou diminuir as dores. Dores musculares são comuns e, na maioria das vezes, envolvem mais de um músculo, afirma. Além da postura inadequada, a obesidade e falta de atividades físicas também são fatores de risco. A prevenção é sempre o melhor remédio, aponta.

Medicação, massagens e técnicas como o pilates e o RPG ajudam no combate a dor. Mas, em dados casos, é necessária a consulta médica (Reprodução)

Medicação, massagens e técnicas como o pilates e o RPG ajudam no combate a dor. Mas, em dados casos, é necessária a consulta médica para diagnósticos mais profundos (Reprodução)

Danielle explica que quando a dor é frequente, desencadeada por um movimento específico e não alivia com analgésicos comuns, é hora de procurar ajuda. Na maioria dos casos, os métodos de tratamentos são simples, com medicamentos, massagens relaxantes, atividades físicas específicas como Pilates ou RPG e fisioterapia.

No entanto, a neurocirurgiã ressalta que é importante procurar um médico para diagnosticar a causa das dores e iniciar o tratamento adequado. Quando não aliviam com analgésicos comuns e não são tratadas adequadamente, as dores frequentes nas costas podem desencadear, ou mesmo serem causadas, por outros problemas como hérnia de disco, escoliose, desvios posturais, entre outros, aponta.

(Reprodução)

(Reprodução)

– Danielle de Lara

  • Neurocirurgiã em atividade em Blumenau e região Fellowship em Neurocirurgia
  • Minimamente Invasiva pela Ohio State University
  • Professora do curso de Medicina da FURB
  • Orientadora da Liga de Neurociências da FURB
  • Preceptora da residência médica em cirurgia neurológica do Hospital Santa Isabel

Deixe uma resposta