Fabrício Wolff em A BOINA: Liderar é uma arte (para poucos)

(Reprodução)

(Reprodução)

(Fabrício Wolff)

Liderar com eficiência é saber deixar o orgulho de lado. Talvez esta não seja uma dica para sua carreira, mas sim para sua vida. (Rafael Russon)

A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. (Abraham Lincoln)

As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia. (Franklin Roosevelt)

Quem quiser ser líder deve ser primeiro servo. Se você quiser liderar, deve servir. (Jesus Cristo)

Liderança está diretamente associada à competência na construção de relacionamentos com valores nobres e sobre bases sólidas. (Alfredo Martini Junior)

Apenas um líder extremamente vil ou imensamente imbecil pode levar adiante a estúpida ideia de que a guerra promove a paz. (Augusto Branco)

Um líder não é alguém a quem foi dada uma coroa, mas a quem foi dada a responsabilidade de fazer sobressair o melhor que há nos outros. (Jack Welch)

Um líder que só se preocupa com sua autoridade e sua posição provoca aversão e abandono de seus súditos.(Helgir Girodo)

Em algumas situações, um líder poderá precisar ser duro com seus liderados, porém com respeito e justiça. Com o tempo, as pessoas entendem a dureza, mas nunca aceitarão injustiças e desrespeitos. (Alfredo Martini Junior)

Não se é líder batendo na cabeça das pessoas – isso é ataque, não é liderança. (Dwight Eisenhower)

Um líder é um vendedor de esperança. (Napoleão Bonaparte)

São muitas as frases que tentam definir o que é um líder, algumas delas ditas por homens que exerceram incontestável liderança, como Jesus Cristo. A liderança é um dom, uma escolha e uma prática. Eles existem, mas geralmente não estão no lugar em que deveriam atuar. O caso mais emblemático é o caso do próprio Brasil. A população não elege líderes, não os reconhece. Escolhe pessoas comuns para liderar um país. Talvez este seja o início de nossos problemas. Mas o problema não está só no ente público. Está, também, nas empresas privadas.

(Reprodução)

(Reprodução)

A liderança é muito diferente do que um cargo de chefia. Liderança é ação, e não posição (Donald McGannon). Chefes temos aos montes por este Brasil afora. Geralmente mandam em pessoas, não lideram equipes. Não o fazem porque não sabem. Não tem o dom, nem sempre foi uma escolha e não entendem como praticar a liderança. Ética, respeito a todos e especialmente aos liderados e um extremo senso de Justiça são atributos e práxis fundamentais para um líder. É difícil liderar uma cavalaria se você não sabe montar a cavalo (Adlai Stevenson).

Muito comumente as pessoas que tentam, mas não conseguem liderar, não o sabem por que. Não são suficientemente maduras, não são suficientemente seguras para serem líderes. A primeira pessoa que você lidera é a si próprio (Jonh Maxwell). Se o pretenso líder não tiver em si a auto-suficiência própria dos líderes, nunca o será. Aliado a esta auto-suficiência, o líder nato precisa ter um senso apurado de humildade, capacidade de resiliência. É fato que um bom líder toma um pouco mais de sua parte na culpa e um pouco menos de sua parte no crédito (Arnold Glasgow).

Particularmente, eu diria que o líder é aquele que assume as responsabilidades, divide os méritos, constrói relacionamentos, colabora com o crescimento de seus seguidores e age, sempre, com apurado senso de justiça. Não da sua justiça, mas daquilo que é efetivamente justo para os seus colaboradores.

(Reprodução)

(Reprodução)

O líder de verdade precisa ter um desprendimento aguçado. Precisa buscar o bem do todo e os objetivos a serem alcançados, relevando o tempo todo o bem de seus seguidores. O líder se sacrifica como exemplo, não como moeda de troca ou possibilidade de cobrança. Grandes líderes mudam de estilo para levantar a auto-estima de suas equipes. Se as pessoas acreditam nelas mesmas, é impressionante o que elas conseguem realizar (Sam Walton).

O líder de verdade reconhece o erro, pede desculpas se necessário. Líder é aquele que lidera ao natural, que provoca naqueles que o cercam o sentimento de união, de grupo, de família. Um líder se torna líder porque os que o cercam o admiram, muito especialmente pelo bom senso, amplo olhar humano e pelo senso de justiça.

Talvez, por isso tudo, estejamos tão carentes de líderes de verdade.

Deixe uma resposta