Vote Consciente: Tecnologia mobile para conhecer melhor os candidatos da sua cidade

Conhecer bem seus candidatos, sem se apegar diretamente nas ideias e visões políticas dele. Como conseguir isto? Não há segredos no Vote Consciente, onde o eleitor aprofunda-se no candidato que escolhe, analisando muito mais que meras propostas Reprodução)

Conhecer bem seus candidatos, sem se apegar diretamente nas ideias e visões políticas dele. Como conseguir isto? Não há segredos no Vote Consciente, onde o eleitor aprofunda-se no candidato que escolhe, analisando muito mais que meras propostas (Reprodução)

(Marta Brod)

A cada dois anos o Brasil vai às urnas, seja para eleger representantes para ocupar o legislativo e executivo municipal ou estadual e, também, nacional. A decisão do voto é um momento complicado para os eleitores. Além de existir um grande número de candidatos com ideologias diversas, há ainda descrédito em relação aos políticos brasileiros.

Analisando essa percepção política, a arquiteta e urbanista Ana Letícia Knuth criou o aplicativo Vote Consciente, que estará disponível para os sistemas Android e iOS. A ideia do app surgiu depois que eu percebi que o candidato que eu ajudei eleger não estava alinhado com as minhas convicções e isso fez com que me eu me questionasse até que ponto os eleitores conhecem os políticos que os representam, explica a arquiteta.

Aplicativo foi lançado nesta segunda-feira 09/08), e pretende ser uma forma de ir além da propaganda tradicional, desvendando posicionamentos políticos, ideias e opiniões dos futuros representantes do povo    Júlia Schäfer Dourado)

Aplicativo foi lançado nesta segunda-feira 09/08), e pretende ser uma forma de ir além da propaganda tradicional, desvendando posicionamentos políticos, ideias e opiniões dos futuros representantes do povo (Júlia Schäfer Dourado)

O Vote Consciente é uma plataforma que tem como propósito ajudar o eleitor a conhecer melhor os candidatos. O objetivo não é apresentar propostas de campanha mas, sim, deixar claro quais são os posicionamentos e as opiniões defendidas pelas pessoas que desejam representar a população. Ao utilizar o aplicativo, o eleitor responde a dez perguntas e uma comparação é feita entre as suas respostas e as dos candidatos, que foram fornecidas previamente.

A correlação entre as respostas resulta em um ranking de afinidade com os candidatos, apontando quais se aproximam mais das opiniões do eleitor. Ana Letícia explica que através do aplicativo o usuário pode descobrir candidatos que até então não conhecia ou comprovar se suas opiniões e as do político escolhido estão em sintonia. A ideia não é indicar em quem o eleitor deve votar, porém apresentar opções. Após utilizar o aplicativo, o eleitor ainda deve pesquisar o histórico do político, conhecer seus projetos, e só então decidir seu voto. Meu maior objetivo é oportunizar um voto mais consciente e assim desmistificar e trazer a política e suas questões para serem discutidas pela sociedade, destaca.

App - Vote Consciente - Divulgação (2)Embora o aplicativo seja lançado primeiramente apenas para eleitores das cidades de Gaspar, Ilhota e Blumenau, ele pode ser replicado em outras cidades da região, estado ou do país. É a partir dele que Ana Letícia espera contribuir para uma melhoria na qualidade dos ocupantes das cadeiras de prefeitos e vereadores.

Precisamos de uma mudança no comportamento dos eleitores em relação ao voto para que isso aconteça. Acredito no voto consciente como instrumento de mudança política. Por quê não começar escolhendo as pessoas que melhor nos representam para cuidar das nossas cidades?, finaliza.

Deixe uma resposta