Projeto “Juntos en un Abrazo” traz o Tango para Blumenau

(Tamires Schlegel / Presse Comunicação Empresarial)

Tango em Blumenau. O sonho de Manoela Firmo agora vira um interessante evento que traz em destaque o bailado romântico e profundo, de "El Caminito", em Buenos Aires, à Blumenau. Eis o "Juntos en un Abrazo" Reprodução)

Tango em Blumenau. O sonho de Manoela Firmo agora vira um interessante evento que traz em destaque o bailado romântico e profundo, do Caminito, em Buenos Aires, à cidade-jardim. Eis o Juntos en un Abrazo Reprodução)

Blumenau vai respirar Tango no início de outubro com o projeto Juntos en un Abrazo. A cidade receberá cursos, workshops e apresentações dessa expressão musical típica da nossa vizinha,  Argentina. A programação, que ocorre no dia 1º de outubro no Centro Cultural 25 de Julho, é totalmente gratuita e aberta ao público, independentemente de idade, sendo apenas necessário se inscrever pelo e-mail juntosenunabrazo@gmail.com ou no dia do evento.

Apenas para o espetáculo que ocorre à noite, de acordo com a organização do evento, é aconselhável retirar os ingressos antecipadamente a partir do dia 26 de setembro no próprio local. Para o curso e os workshops, será aceita uma contribuição espontânea de um brinquedo em bom estado de conservação ou um livro infantil que será destinado à instituição Lar Betânia.

A ideia do projeto Juntos en un Abrazo surgiu da paixão da diretora artística Manoela Firmo pelo Tango. A intenção é aproximar o público desta dança. “Muitas vezes, por falta de oportunidade ou por acharem que é difícil ou impossível, as pessoas pensam que o Tango é inacessível. Mas, não é bem assim, pois a dança de salão é uma das atividades mais democráticas que existem, sem restrição de idade ou forma física. Todos são capazes de aprender e a consequência disso é sempre boa, pois além de praticarem uma atividade física, formam novas amizades, convivem socialmente e chega até a ser terapêutico”, afirma.

Saído de cabarés de Buenos Aires e Montevideu Uruguai) no fim do século XIX, o Tango ganhou dimensão mundial como estilo dançante que une a sensualide sem vulgaridade com o romantismo em passos suaves e meticulosos. A dança é considerada Patrimonio Oral e Imaterial da Humanidade pela ONU desde 2009 Reprodução)

Saído de cabarés de Buenos Aires e Montevidéu (Uruguai) no fim do século XIX, o Tango ganhou dimensão mundial como estilo dançante que une a sensualidade sem vulgaridade com o romantismo em passos suaves e meticulosos. A dança é considerada Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela ONU desde 2009 Reprodução)

O evento, que conta com apoio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, consiste em uma tarde pedagógica aliada a arte e lazer, a partir das 14h, e uma apresentação no período da noite. Às 21h começa o espetáculo Juntos en un Abrazo, uma demonstração artística de parte dos estilos do Tango, com quatro bailarinos que se apresentarão com música ao vivo do Trio Porto Tango, de Porto Alegre (RS).

Logo em seguida, às 22h, terá início a apresentação de Milonga. A exemplo das tradicionais Milongas argentinas, os bailarinos dançarão em pares os estilos Tango e Milonga e, após o espetáculo, o público poderá ocupar a pista de dança para praticar os passos. O grande diferencial do espetáculo será a presença de bailarinos profissionais de Tango e da música ao vivo com músicos especializados também. Os bailarinos serão os professores do curso e dos workshops, observa a diretora.

Reprodução)

(Reprodução)

 

Ingressos

A participação é gratuita, porém, para o curso e os workshops será aceita uma contribuição espontânea de um brinquedo em bom estado de conservação ou um livro infantil que será destinado ao Lar Betânia. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail juntosenunabrazo@gmail.com. Os participantes receberão certificado.

Já para os espetáculos é recomendável retirar o ingresso no Centro Cultural 25 de julho até o dia 26 de setembro. Durante a Milonga, o restaurante estará aberto.

Serviço:

Reprodução)

Reprodução)

O que: Projeto Juntos En Un Abrazo
Quando: 1º de outubro, sábado
Onde: Centro Cultural 25 de Julho
Horários: Das 14h às 15h – Curso de Introdução ao Tango / Das 15h às 16h – Workshop I / Das 16h às 17h – Workshop II / Das 21h – Espetáculo Juntos en un Abrazo / Das 22h à 1h – Milonga
Direção Artística: Manoela Firmo
Produção Executiva: Fabiana Fernandes
Contato: juntosenunabrazo@gmail.com
Patrocínio: Fundo Municipal de Apoio à Cultura

Deixe uma resposta