Festival de bandas e fanfarras celebra os 15 anos da Fanfarra da EEB Padre José Maurício

Uma celebração para ficar na história: A FAJOMA - Fanfarra da EEB Padre José Maurício - está completando 15 anos de atividades, conquistas e desafios vencidos. E neste domingo (20/11), convida a todos para celebrar com música e quitutes gourmet esta grande história (Arquivo FAJOMA)

Uma celebração para ficar na história: A FAJOMA – Fanfarra da EEB Padre José Maurício – está completando 15 anos de atividades, conquistas e desafios vencidos. E neste domingo (20/11), convida a todos para celebrar com música e quitutes gourmet esta grande história (Arquivo FAJOMA)

15 anos, lutas vencidas e ainda por vencer, amizades, lições, ensinamentos para a vida e, claro, muita música. Marcas que toda fanfarra escolar carrega e que distribui gratuitamente para qualquer aluno que nela escreve sua história. Com a FAJOMA – Fanfarra da EEB Padre José Maurício – não é nem um pouco diferente.

E para marcar os 15 anos de atividades e trabalho a corporação musical, junto da direção escolar, promove no próximo domingo (20/11) o Festival FAJOMA 15 Anos, que reunirá oito fanfarras escolares das redes municipal e estadual de ensino, além de uma fanfarra escolar particular, para uma tarde de sons e recordações em torno de uma causa nobre. O evento inicia-se as 14h e a entrada é franca.

Sonhado há alguns anos por ex-integrantes da banda, o Festival também terá seu lado gourmet com uma pitada de solidariedade. É que no local, três Food Trucks – BurgerHood, Açucaradas  e Black Burger – estarão presentes brindando os visitantes com os seus sabores e experiencias gastronômicas diferenciadas.

Veja os tres Food Trucks presentes no local e programe-se:

Este slideshow necessita de JavaScript.

E para completar, a cada venda de cada um dos três Foods presentes, sera destinado R$ 1 de doação para a FAJOMA, que ajudará na manutenção de suas atividades e equipamentos. Terá de tudo num lugar apenas. Boa música, demonstração do trabalho das fanfarras de Blumenau e gastronomia. É um sonho de anos que enfim é realidade e numa época que não poderia passar em branco, ainda mais quando precisamos muito da ajuda da comunidade para mantermos nossas atividades, relata o jornalista André Bonomini, responsável por A BOINA e que também é maestro da corporação musical.

Um pouco de história

O primeiro desfile: 7 de setembro de 2001. O antigo sonho virada realidade graças ao empenho de escola, comunidade e alunos, ansiosos por ver o lugar onde estavam ser bem representado (Arquivo FAJOMA)

O primeiro desfile: 7 de setembro de 2001. O antigo sonho virada realidade graças ao empenho de escola, comunidade e alunos, ansiosos por ver o lugar onde estavam ser bem representado (Arquivo FAJOMA)

Fundada em 7 de abril de 2001, a FAJOMA teve como primeiro professor o músico Gian Carlos Candido, que utilizou-se dos conhecimentos como baterista para criar arranjos únicos e combina-los com melodias populares de forma única. Nestes 15 anos, a fanfarra já esteve presente em vários eventos cívicos e culturais, destacando-se os tradicionais desfiles de 7 de setembro, a participação no Magia de Natal, festivais de bandas, entre outros.

Na história da banda, também são marcantes as conquistas no tradicional Concurso de Bandas e Fanfarras de Gaspar (campeã na categoria Especial infanto-juvenil em 2005 e 2006, vice-campeã na categoria Especial c/lira Infanto-juvenil em 2004 e 2011) e no Concurso Estadual de Blumenau, em 2004, onde a banda foi a campeã infanto-juvenil também na modalidade Especial c/Lira.

Jornalista André Bonomini, único dos integrantes da primeira formação da banda ainda na ativa, como maestro. (Arquivo FAJOMA)

Jornalista André Bonomini, único dos integrantes da primeira formação da banda ainda na ativa, como maestro. E tudo baseado em uma frase que ouviu no primeiro dia de ensaios da vida: Fanfarra é coisa séria. Uma corporação musical escolar é capaz de transmitir conhecimentos que muitas vezes nem a sala de aula pode passar por completo. Lições de cooperação, coleguismo, disciplina e, acima de tudo, musicalidade. (Arquivo FAJOMA)

Único integrante da primeira formação da banda ainda na ativa e atual maestro da FAJOMA, o jornalista André Bonomini destaca a história da corporação, pioneira no bairro Progresso, além de ressaltar toda a importância da fanfarra escolar na educação atual. Já dizia o professor e ‘mestre’ Gian no meu primeiro ensaio, e algo que nunca esqueço: ‘Fanfarra é coisa séria’. Levei a frase a sério e a levo até hoje. Uma corporação musical escolar é capaz de transmitir conhecimentos que muitas vezes nem a sala de aula pode passar por completo. Lições de cooperação, coleguismo, disciplina e, acima de tudo, musicalidade. Por isso e outros tantos motivos que o fomento a esta atividade tão clássica em nossas escolas no Vale e em SC é tão importante.

(Divulgação / FAJOMA)

(Divulgação / FAJOMA)

Serviço:

O que: Festival FAJOMA 15 Anos
Quando: 20 de novembro de 2016 (domingo)
Horário: A partir das 14h
Onde: Ginásio da EEB Padre José Maurício (Rua Progresso, 2053, Progresso, Blumenau-SC)
Entrada: Franca

-Food Trucks no local: BurgerHood / Black Burger / Açucaradas

– A cada venda será revertido R$ 1 para a manutenção das atividades da FAJOMA.

Fanfarras confirmadas:

– Banda EBM Henrique Alfarth
– Banda Musical EBM Lore Sita Bollmann
– Banda Musical EBM Duque de Caxias
– Fanfarra EBM General Lúcio Esteves
– Fanfarra Especial da Escola Barão do Rio Branco
– Fanfarra EEB Izolete Elisa Gouveia Muller
– Fanfarra EBM Pedro II
– Fanfarra EBM Norma Dignart Huber

Um comentário sobre “Festival de bandas e fanfarras celebra os 15 anos da Fanfarra da EEB Padre José Maurício

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s