Musica e escola: Banda Sinfônica da Semed faz primeiro concerto neste mês

(Infos: Aline Franzoi / Secom PMB)

Vem ai a maior demonstração de um trabalho de 23 anos, repleto de conquistas, aprendizado e muita música: É o concerto de estreia da Banda Sinfônica do Programa de Musicalização Bandas e Fanfarras, no próximo dia 6, no Teatro Carlos Gomes Reprodução / PMB)

Vem ai a maior demonstração de um trabalho de 23 anos, repleto de conquistas, aprendizado e muita música: É o concerto de estreia da Banda Sinfônica do Programa de Musicalização Bandas e Fanfarras, no próximo dia 6, no Teatro Carlos Gomes Reprodução / PMB)

Depois de 23 anos de batalhas, conquistas e muito trabalho em prol da música nas escolas, o Programa de Musicalização Instrumental Bandas e Fanfarras terá na próxima terça-feira (06/12) um dia histórico. O resultado de um trabalho de tanto tempo agora será solidificado em uma magnífica banda sinfônica, que fará sua estreia ao público no famoso Auditório Heinz Geyer, do Teatro Carlos Gomes, prometendo muito em qualidade e emoção em cada peça musical.

Composta por 37 alunos e 10 professores do Programa, a Banda passou por seis longos e bem trabalhados meses de preparação para este momento, quando o antigo sonho do anteriormente chamado Projeto Bandas e Fanfarras será uma realidade. Segundo a coordenadora do programa, a professora Bia Pasold, a Banda Sinfônica tem o objetivo de proporcionar aos alunos que dela participam o aprimoramento técnico musical, permitindo que os estudantes tenham a oportunidade da profissionalização. Todos os alunos estão entusiasmados com a estreia, pois estão se preparando há bastante tempo, explica Bia, uma das grandes incentivadoras, ao lado do professor e maestro músico subtenente Edson Ricardo, da musicalização nas escolas blumenauenses.

A maestrina Jaqueline Rangel, responsável pela condução da Banda Sinfônica, não esconde a empolgação com o projeto. Que o concerto seja maravilhoso!

A maestrina Jaqueline Rangel, responsável pela condução da Banda Sinfônica, não esconde a empolgação com o projeto. Que o concerto seja maravilhoso! (Arquivo Pessoal)

Os alunos componentes da banda passaram por rigorosa audição em maio, na EBM Machado de Assis, e logo no mês seguinte, a recém-criada Banda teve iniciados os trabalhos de preparação do repertório e acertos, tendo sob a coordenação a batuta afiada da maestrina Jaqueline Rangel, também responsável pela banda da EBM Visconde de Taunay, escola do bairro Itoupava Central. Que o concerto seja maravilhoso! Na qual essas 37 crianças destaques do programa e que compõem esta formação poderão mostrar seu talento e maturidade alcançadas nestes seis meses de preparação, afirma animadamente a maestrina. Na assistência musical está outra maestrina de peso, é Monica Kropp, da banda da EBM Machado de Assis.

Criado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em 1993 com o nome de Projeto Bandas e Fanfarras, o Programa teve suas origens ainda na antiga Banda Marcial da Oktoberfest, cujo seus primeiros professores eram oriundos da corporação. Muito além das apresentações cívicas como o 7 de Setembro, as mais de 30 bandas atendidas pelo Programa demonstram os conhecimentos de musicalidade, disciplina e cooperação em apresentações culturais, eventos municipais e regionais, concursos e no Circuito Blumenauense de Bandas e Fanfarras, que teve início neste ano com três festivais, nas EBM João Joaquim Fronza, Henrique Alfarth e Duque de Caxias. O Programa de Musicalização colhe seus frutos do sucesso até hoje, tendo vários de seus ex-alunos atuando como professores do mesmo Programa em que começaram a vida na música.

Criado em 1993 como Projeto, o Programa de Musicalização tem colhido frutos cada vez mais positivos a cada ano, oportunizando a alunos da rede municipal de ensino a oportunidade de conhecerem e desenvolverem a música e musicalidade dentro das instituições de ensino Jaime Batista)

Criado em 1993 como Projeto, o Programa de Musicalização tem colhido frutos cada vez mais positivos a cada ano, oportunizando a alunos da rede municipal de ensino a oportunidade de conhecerem e desenvolverem a música e musicalidade dentro das instituições de ensino. Entre os grandes frutos deste trabalho está a Banda da EBM Anita Garibaldi, uma das pioneiras do Programa e que já foi campeã nacional (Jaime Batista)

divulgac3a7c3a3o-prefeitura

No repertório do concerto de estreia da Banda Sinfônica, canções populares das paradas atuais, como a popularíssima britânica Adele, além de trilhas memoráveis de filmes e minisséries. Uma boa pedida para quem curte o trabalho das bandas e fanfarras da cidade e, especialmente, para quem gosta mesmo de música. Para os interessados, o concerto inicia-se as 19h30 e o ingresso custa um quilo de alimento não-perecível, que poderá ser retirado duas horas antes do espetáculo, na bilheteria do teatro. Todo o alimento arrecadado será revertido a Casa São Simeão.

Participe! Esta é a dica de A BOINA para um bom entretenimento e para a pratica da boa e velha solidariedade!

img-20161201-wa0015Serviço:

O que: Concerto de Estreia – Banda Sinfônica do Programa de Musicalização Bandas e Fanfarras da Semed (Secretaria Municipal de Educação)
Quando: 06/12
Onde: Teatro Carlos Gomes – Auditório Heinz Geyer
Horário: 19h30
Ingresso: Um quilo de alimento não-perecível (os ingressos poderão ser retirados duas horas antes do espetáculo na bilheteria do teatro)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s