Cervejas artesanais: A pedida para o Verão

A época mais quente do ano

A época mais quente do ano, sem dúvida, é um daqueles momentos perfeitos para apreciar a cerveja preferida, sob o sol do litoral ou numa escapada pelo Vale Europeu. Aqui em A BOINA, algumas dicas e opções para combinar a bebida e suas variações com deliciosos pratos (Reprodução)

(Tamires Kardauke / Oficina das Palavras)

Uma das bebidas mais apreciadas pelos os brasileiros, a cerveja ganha cada dia mais adeptos e opções de consumo. A bebida harmoniza muito bem com diversos pratos, desde os petiscos, saladas ou ainda os mais elaborados. Somente em Santa Catarina, um dos destinos mais procurados do Brasil durante o período de férias, são mais de 40 cervejarias e 250 rótulos diferentes.

No Vale Europeu, entidades transformaram a bebida em um destino turístico: O Vale da Cerveja. São 10 cervejarias e diversas opções de passeios para aproveitar com toda a família, uma boa pedida para quem quer fugir um pouco do litoral catarinense no fim de ano. E como o verão pede pratos leves e bebidas refrescantes, o que não falta são boas opções gastronômicas, combinadas com a cerveja artesanal.

Confira algumas dicas:


Bierland Witbier: É um estilo de cerveja belga de trigo, levemente turva. Com corpo leve, notas cítricas de casa de laranja e condimentada com coentro. Harmoniza com salada tropical (com folhas verdes e frutas) ou com frutos do mar.

Blumenau Frida: De estilo belga, tem no aroma uma profusão de frutas e condimentos. Como o sabor é suave e delicado, harmoniza com Peru à Califórnia.

Berghrain Bitter: Cerveja frutada, pouco efervescente e com amargor moderado. Combina com bacalhau, carnes de boi assadas e carpaccio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Blauerberg Pils: No estilo Bohemian Pilsener, tem aroma e sabor de malte e floral, combinado com amargor médio. A dica é harmonizar com anchovas assadas, camarão, lula e ostras.

Container Black Sheep: Cerveja escura e de estilo inglês, apresenta no aroma o sabor notas de chocolate, cereais tostados e café. Ideal para saborear com os doces, como panetone, chocotone, sorvetes e tiramisu.

Das Bier Saison: Com sabor frutado intenso, condimentada e refrescante. Harmoniza com chorizo, embutidos, mexilhões, salmão, queijos gouda e de cabra.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Eisenbahn Rauchbier: Mistura de fumaça e malte, este estilo possui sabores e aromas defumados que lembram o bacon. Combina com pratos a base de bacon ou carne de porco assada.

Handwerk IPA: Com caráter cítrico e frutado, possui robusta presença de lúpulo, tanto no aroma quanto no sabor. Harmoniza com chorizo ou pato com tempero picante.

Schornstein Bock: Notas carameladas, de madeira e tostado estão presentes no sabor. Vitela, nozes, lentilha e frutos secos combinam com a bebida.

Zehn Bier English Pale Ale: De cor âmbar, com aroma e sabores do lúpulo, levemente caramelizada, ela harmoniza com embutidos ou frango assado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma resposta