Linguagem, imagem, postagem: Seja a melhor versão de si mesmo

No emaranhado de redes sociais, saber vender com consciência sua imagem também faz parte de

No emaranhado de redes sociais, saber vender com consciência sua imagem também faz parte do sucesso profissional. Quem desconfia pode não saber, mas agora mesmo empresas estão vendo perfis de futuros contratados, e um perfil bem colocado e armado é vital (Reprodução)

(Artigo de: Roberto Vilela | Sabrina Hoffmann / Melz Assessoria de Imprensa)

Já parou para pensar em quantas vezes por dia você acessa as redes sociais? Elas estão presentes em nossas vidas e não é de hoje que servem tanto para os negócios e vendas – através do chamado social selling – quanto também para o recrutamento e seleção de profissionais.

Uma pesquisa da Jobvite mostra que, só em 2015, 89% dos profissionais de RH usaram essas plataformas para avaliar e contratar profissionais. Além disso, elas são utilizadas por 71% dos vendedores como estratégia de aproximação com o consumidor, isto de acordo com o Linkedin. Dito isso, fica a pergunta: Como anda a sua imagem nas redes sociais?

Roberto Vilela, da Mega Empresarial Daniel Zimmermann)

Roberto Vilela, consultor da Mega Empresarial (Daniel Zimmermann)

O uso frequente dos smartphones e os acessos facilitados a perfis sociais estão reduzindo cada vez mais a distância entre vida profissional e pessoal. O que você faz em suas horas de folga influencia também em sua postura e resultados no trabalho. Por isso, para ter sucesso na carreira, cada vez mais é preciso ter cuidado com a imagem, a linguagem e as postagens.

Basta analisar a contrapartida: Em quantos grupos você já foi adicionado sem que lhe perguntassem se havia interesse? E pior: Quantos deles são solenemente ignorados pela maioria dos membros? Se isso acontece com os outros, pode acontecer também com você ao utilizar uma postura inadequada nas redes sociais.

Reprodução)

(Reprodução)

Antes de postar ou comentar, vale uma reflexão sobre as consequências que determinadas imagens ou textos poderão causar em sua imagem profissional. As empresas estão de olho, o cliente também. Cada vez mais queremos consumir marcas, produtos e serviços que tenham um posicionamento com o qual nos identificamos.

Tratar todo mundo da mesma maneira quando usar as redes sociais para vender só mostra quer você não está preocupado com as particularidades de cada um dos clientes. Você só quer se livrar do produto, enquanto o consumidor quer se sentir privilegiado.

Por isso, as suas redes sociais devem ser a melhor versão de si mesmo. Não porque transmitem algo que o usuário não seja, mas porque mostram bom senso e postura diante de quem diariamente vê o que passa pela timeline.

Deixe uma resposta