Universidade e história: Lançado livro que conta histórias dos 50 anos da FURB

História, registros de um momento único na vida da universidade que move a educação blumenauense há cinco décadas. Está pronto e a disposição o livro oficial dos 50 anos da FURB Divulgação)

História, registros de um momento único na vida da universidade que move a educação blumenauense há cinco décadas. Está pronto e a disposição o livro oficial dos 50 anos da FURB (Divulgação)

(Giovana Pietrzacka / Jornalismo FURB)

Em qualquer época, uma Universidade se faz com pessoas. Este é o título do livro que conta algumas das histórias relativas ao período dos 50 anos de fundação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Organizado pelos historiadores Darlan Jevaer Schmitt, Eduardo Gotzinger, Liane Kirsten Sasse e Vanessa Lischeski, o material é composto por 10 artigos e entrevistas inéditas com três fundadores da Universidade: Diderot Carli, Milton Pompeu da Costa Ribeiro e Rivadávia Wollstein.

O livro é fruto das comemorações dos 50 anos Universidade, lembrados em 2014. Conforme relembra o presidente da Comissão FURB 50 anos, Darlan Jevaer Schmitt no prefácio do livro, uma das atividades planejadas estava a produção de um livro. Tínhamos como ideia que este livro não deveria contar uma História linear e nem ser a obra oficial e definitiva dos 50 anos de nossa Universidade (…) Esta obra reflete várias histórias e vários olhares de diversas pessoas (…) Este livro é parte de uma História. Um pedaço de nossa Universidade, diz o prefácio.

A seleção dos artigos que compõem este livro partiu de um edital, lançado em maio de 2014 que previa a participação de textos acadêmicos, artigos, crônicas e textos livres sob a temática FURB 50 anos: 1964- 2014. Todos os materiais recebidos estão publicados.

O concerto e cerimônia dos 50 anos da FURB Jaime Batista)

O concerto e cerimônia dos 50 anos da FURB (Jaime Batista)

Os artigos

São 10 artigos publicados neste livro dos 50 anos da FURB. Eis a lista, com o respectivo autor:

A Interiorização do Ensino Superior no Vale do Itajaí – Contribuições para uma História da Universidade Regional de Blumenau (FURB), por Darlan Jevaer Schmitt, Liane Kirsten Sasse e Viegas Fernandes da Costa.

– Do Ensino à Pesquisa: Contribuição do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, por Maria José Carvalho de Souza Domingues, Vanessa Edy Dagnoni Mondini e Julio Cesar da Silva.

O Estilo de Liderança das Mulheres que Quebraram o Teto de Vidro nos 50 anos da FURB, por Leonir Martins Pereira e Maurício Capobianco Lopes.

Histórico do DCE, por Liane Kirsten Sasse.

Centro de Memória Universitária: um Arquivo Histórico, por Eduardo Gotzinger, Liane Kirsten Sasse e Vanessa Lischeski.

Os premiados na rifa beneficente da universidade em 1964, na luta pela construção da sede própria. Abaixo, autoridades, ex-reitores e demais personalidades na cerimônia oficial dos 50 anos da instituição, em 2014 CMU FURB | Jaime Batista)

Os premiados na rifa beneficente da universidade em 1964, na luta pela construção da sede própria. Abaixo, autoridades, ex-reitores e demais personalidades na cerimônia oficial dos 50 anos da instituição, em 2014 (CMU FURB | Jaime Batista)

dscf0007

Meu Primeiro Universitário, por Urda Alice Klueger.

Dos Becos à Universidade da Minha Aldeia, por Roseméri Laurindo.

A FURB na Minha História, por Suelen Carls.

Biblioteca Martinho Cardoso da Veiga: A Alma da FURB, por Gilberto Martins Galvão (Beto).

Comunicação Integrada de Marketing: Campanha FURB 50 anos, por Márcia R. Bronnemann e Marcia Luci da Costa.

As entrevistas

p18nblvplm1v101hbi1uuuvscri63Além dos artigos, há três entrevistas inéditas. Elas fazem parte do Projeto Universidade Regional de Blumenau e sua História e foram feitas por Balbino Simor da Rocha, Clarice Ehmke, Richard Huews e Viegas Fernandes da Costa. Diderot foi entrevistado em 4 de março de 1998. Milton em 18 de fevereiro de 1998 e Rivadávia em 9 de dezembro de 1997.

Estas três entrevistas, na íntegra, permaneciam inéditas em publicação impressa, até este lançamento, sendo que alguns trechos, somente, foram publicados no livro Memórias da FURB (1964-2004) editado por ocasião dos festejos dos 40 anos da FURB.

O livro está à disposição para consultas na Biblioteca Universitária, localizada no Campus 1 da FURB.

Um comentário sobre “Universidade e história: Lançado livro que conta histórias dos 50 anos da FURB

  1. FURB – Fundação Universidade de Blumenau, um livro para nossa história assim como todos que iniciaram em 1964 como todos que por lá passaram e vão passar. Sinto-me inserido por ter participado desta instituição como aluno durante 5 anos com duas graduação e por algumas vezes dar palestras em Ciências Sociais, assim como ter contribuído muito com fotos e dados a entidade.
    Um livro que certamente vai ajudar muito nas pesquisas.
    Parabéns a todos.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau.

Deixe uma resposta