Neutralizar CO2: Unimed Blumenau planta mil mudas de árvores na Itoupava Central

A árvore, esta devoradora de carbono. Neutralizar é preciso, e numa ação que contou com a ajuda dos escoteiros do Grupo de Escoteiros do Ar Pelicano, cerca de mil mudas foram plantadas pela Unimed Blumenau em terreno ao lado do SEST SENAT, na Itoupava Central (Divulgação)

(Mariene Maluli / Presse Comunicação Empresarial)

A Unimed Blumenau concluiu no último sábado (04) o plantio de 1.000 mudas de árvores, com o objetivo de neutralizar o carbono emitido pela operadora nos anos de 2013 e 2014. A ação, que teve apoio do Grupo de Escoteiros do Ar Pelicano, ocorreu em uma área do bairro Itoupava Central, em Blumenau.

A partir de agora, será feito um acompanhamento das mudas por seis anos, a fim de preservar as plantas e garantir seu crescimento. O projeto faz parte do Programa de Responsabilidade Social da Unimed Blumenau, que desde 2013 realiza o inventário de CO2 a fim de minimizar os impactos de suas atividades sobre o meio ambiente.

Os escoteiros em ação nas cercanias do SEST SENAT. Trabalho aproveitou um projeto do próprio serviço social para neutralizar o carbono da Unimed (Divulgação)

Ainda neste ano, está previsto o plantio de outras 2.250 mudas referentes ao inventário de 2015, o primeiro a abranger todas as unidades da cooperativa médica na região. Os cálculos são feitos por meio da utilização de sistema específico da Unimed do Brasil, para transformação do consumo de combustível, uso de extintores, gases, solda e energia elétrica das operações, explica o analista de Responsabilidade Social da Unimed Blumenau, Miguel Emsters.

A escolha do terreno foi feita a partir de contato com a Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida). A entidade realiza ações de neutralização de carbono em Santa Catarina, especialmente, na região do Alto Vale. Eles nos informaram sobre um projeto do SEST SENAT, de recuperação de área degradada, e percebemos uma possibilidade de neutralizarmos o carbono da Unimed Blumenau, beneficiando ainda uma instituição em nossa área de abrangência, destaca Emsters.

Sobre a neutralização de carbono

Segundo o eCycle, a neutralização de carbono por plantio de mudas ocorre pelo sequestro de carbono da atmosfera, que é fixado na biomassa da planta, ou seja, sequestrado do meio ambiente para ser fixado na planta.

Uma árvore, em média, é capaz de sequestrar 15,6 quilos de CO2 por ano – isso facilita a determinação de quantas árvores serão necessárias para neutralizar as emissões de empresas.A técnica de plantio de árvores também é o método mais acessível para pessoas físicas que desejam neutralizar suas emissões do dia a dia.

Para fazer o seu inventário, acesse essa calculadora (clique aqui)

Deixe uma resposta