Economizar água: Mitos e verdades que vemos pela internet

Economizar água é uma boa para você e para o planeta. No entanto, nem todo o método de economia que vemos na internet pode funcionar 100%. Confira aqui três historietas do mundo virtual e a comprovação da sua dita eficiência (Reprodução)

(Camile Magalhães / Oficina das Palavras)

Um simples gotejamento não percebido em uma torneira pode representar a perda de 45 litros de água por dia. Como descobrir onde está o desperdício e economizar? O assunto é recorrente e importante para o planeta e para o bolso de muita gente.

Para poupar não faltam soluções caseiras e curiosas. Leandro Censi, da Censi Sistemas Hidrossanitários, é especialista no assunto e da um alerta. Às vezes pode até parecer mais fácil e econômico optar por soluções caseiras, mas com tantas novidades no mercado voltadas especificamente para ajudar a economizar e a identificar problemas, o ideal é que sejam instalados produtos que possuam certificação de qualidade e segurança. Eles efetivamente garantem esses benefícios com tranquilidade, esclarece.

Reprodução)

Além disso, Leandro explica que os produtos são mais resistentes, pois são feitos com materiais adequados e inovadores para serem utilizados em descargas, são desenvolvidos para a fácil e rápida instalação, sem necessariamente precisar de a ajuda de um profissional especializado. As gambiarras podem ser uma solução provisória, mas prefira o produto específico para obter um resultado duradouro e garantido, completa.

Mas e as tais gambiarras? Funcionam? O especialista listou algumas encontradas na internet.

– Garrafas ajudam a economizar água da descarga: (VERDADE) Com um clique na internet é possível encontrar como fazer isso. Basta encher uma garrafa pet com água, areia ou pequenas pedras, tampar e colocar dentro da caixa acoplada. Ela ocupará um espaço que seria da água e fará com que o equipamento encha mais rápido.

Garrafas pet cheias de água agilizam o enchimento da caixa de descarga. Funciona bem, mas há outros meios bem mais seguros para este princípio funcionar (Reprodução)

Mas não é preciso gambiarra para economizar água no banheiro. Já existem produtos especialmente criados para esta finalidade e que garantem a economia com muita eficácia e durabilidade, como explica Leandro Censi. Produtos economizadores de água encontrados no mercado são acessíveis, eficientes, práticos de serem instalados e garantem a sustentabilidade e economia de água, diz.

– Com um copo cheio de água é possível descobrir vazamento na instalação interna: (VERDADE). Feche o registro do hidrômetro. Abra a torneira e logo após o equipamento e espere toda a água escorrer. Coloque um copo cheio de água na boca desta torneira. Se a água do copo for sugada é sinal de que há vazamento no ramal que está ligado diretamente à rede.

Pó de café para verificar vazamentos? Acredite, isto funciona… (Reprodução)

– Pó de café ajuda na identificação de vazamentos na válvula ou caixa de descarga: (VERDADE) De tão simples parece mentira. Mas é verdade. Jogue pó de café no vaso sanitário e observe. Se ele derreter ou desaparecer é sinal de que há vazamento na válvula ou caixa de descarga, conta Leandro Censi.

Alias, para você que quer economizar água pra valer e dando exemplo pra vizinhança, confira aqui a matéria publicada por A BOINA em janeiro, dando dicas de como economizar água sem prejudicar a rotina e o bolso, e ainda contribuir para a conservação do nosso bem natural mais precioso.

Deixe uma resposta