Gratidão: Sete benefícios (científicos) de dizer “obrigado!”

Reprodução)

(Reprodução)

(Camile Magalhães / Oficina das Palavras)

Por que hoje em dia tanta gente fala de gratidão? Para quem não aguenta mais ler e ouvir essa palavra por aí, fica o alerta da coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini. A gratidão tem poderes de promover mais saúde, equilíbrio emocional, melhorar seus relacionamentos, diminuir a agressividade e, é claro, te fazer mais feliz. É cientifico, afirma.

Enquanto a palavra obrigado vem do latim obligatus, que expressa fico em dívida com você, a gratidão tem um significado muito mais profundo e amplo. A especialista explica que gratidão vem do latim gratia, que significa literalmente graça. É o reconhecimento espontâneo e verdadeiro por algo de bom que você passou, recebeu ou viveu. Vem do coração. É um sentimento que te expande, te ilumina, analisa.

O espírito de agradecer ganhou ainda mais força com as pesquisas cientificas recém divulgadas. Segundo artigo da revista Forbes, estudos comprovaram os benefícios da gratidão. Confira:

(Reprodução)

(Reprodução)

1 – Abre portas para relacionamentos: É o que diz o estudo pulicado na EMOTION em 2014. Se você é grato, quer dizer que agradece as pessoas. Muito mais que isso, você reconhece suas ações, seus esforços e verbaliza isso. Você eleva seu pensamento de gratidão, independentemente de crenças. E ao fazer isso, conecta-se com o que tem de mais positivo no Universo. Em contrapartida, se você é do tipo que nunca está satisfeito, está sempre reclamando e vive criticando o trabalho dos outros, quem vai querer se relacionar com você? Só aqueles que, por algum motivo, têm obrigação.

2 – Melhora a Saúde Física: De acordo com pesquisa publicada em 2012 na Personality and Individual Differences, as pessoas gratas têm menos dores, cuidam-se mais, exercitam-se mais e também vivem mais.

3 – Melhora a Saúde Mental: Segundo o Dr. Robert A. Emmons, que conduziu inúmeras pesquisas, por reduzir muitas das emoções tóxicas, a gratidão está diretamente ligada ao aumento da felicidade, melhora o bem-estar e diminui a depressão.

(Reprodução)

(Reprodução)

4 – Aumenta a empatia e reduz agressividade: É o que comprovou estudo da Universidade do Kentucky. O resultado mostrou que pessoas gratas são mais sociáveis e mais gentis, mesmo quando precisam posicionar o outro de algo não tão bom.

5 – Melhora a qualidade do sono: Um estudo publicado na Applied Psychology: Health and Well-Being aponta que escrever diariamente suas razões para ser grato tem esse poder.

6 – Melhora a Autoestima: A gratidão otimiza performance, aumentando autoestima. Também reduz comparações sociais, pois pessoas gratas conseguem apreciar e elogiar os outros e dar valor a si mesmo. O estudo foi divulgado na Journal of Applied Sport Psychology.

7 – Melhora o Equilíbrio Emocional: Em 2016, uma pesquisa publicada na Behavior Research and Therapy mostrou que quanto maior era o sentimento de gratidão, maior a resiliência. Portanto, menor o nível de estresse pós-traumático. O mesmo ocorrendo anos depois, com os sobreviventes dos ataques terroristas de 11 de setembro nos EUA.

Deixe uma resposta