Caminhada pelo Autismo movimenta o centro de Blumenau nesta quarta-feira

(Reprodução)

Em abril, o Centro de Blumenau vai ser pintado de azul numa mensagem única de conscientização sobre o autismo. Os alunos do Técnico em Marketing da Faculdade Senac Blumenau promovem a Caminhada Pelo Autismo na próxima quarta-feira (05/04), com início a partir das 19h30 em frente à sede do Senac.

Abril é o mês de conscientização sobre esta condição que, atualmente, é considerada por autoridades no assunto como a maior epidemia que existe. Mais do que a promoção da atividade física, a Caminhada Pelo Autismo busca levar aos seus participantes uma mensagem informativa sobre o que realmente é este espectro humano e quebrar mitos sobre o tratamento e a convivência com os portadores.

(Reprodução)

A Caminhada tem o apoio da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) de Blumenau, que além deste evento, está programando uma série de atividades alusivas ao mês e, em especial, ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril). O objetivo é chamar a atenção que a síndrome é muito comum e a importância de um diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo for identificado melhor o tratamento que na maioria dos casos envolve terapias com profissionais habilitados, afirma o presidente da AMA, Edson Waltrick Mota.

O evento inicia-se as 19h30, com aulão de zumba em frente ao Senac Blumenau, ponto de partida da Caminhada. Haverá ainda venda de rifas no local e o valor arrecadado será destinado a AMA. O percurso seguirá rumo a Prefeitura, onde será organizado um grande ato em celebração ao mês do autista, retornando em seguida, ao Senac. Durante o percurso serão distribuídas água e frutas aos participantes.

A entrada é franca e a organização da Caminhada pede apenas que todos os participantes venham trajados de camiseta azul, cor alusiva ao mês do autista.

Sobre o Autismo

(Reprodução)

O autismo trata-se de uma condição humana que compromete, especificamente, a percepção social e comunicação dos pacientes. Muitas vezes, o espectro é confundido pelos leigos com birra, desinteresse ou falta de educação, o que dificulta o diagnóstico e atrasa o tratamento.

Estima-se que, no mundo, existem aproximadamente 70 milhões de autistas, sendo dois milhões deles no Brasil. O Dia Mundial do Autismo foi instituído pela ONU em 2 de abril de 2008, partindo de uma iniciativa da família real do Catar. Deste então, a data é lembrada a cada ano com atividades de conscientização e palestras sobre o tema em todo o mundo.

Monumentos pelo mundo são iluminados com a cor azul, simbolo do mês do autista. Em Blumenau, a Prefeitura e a Ponte Aldo Pereira de Andrade (Ponte de Ferro) já estão iluminadas como mensagens constantes sobre o assunto neste mês.

A Prefeitura e a Ponte de Ferro já estão iluminadas e preparadas para o mês do autista (Michele Lamin / Secom PMB)

(Reprodução)

Serviço:

O que: Caminhada Pelo Autismo
Quando: 05 de abril (quarta-feira)
Horário: A partir das 19h30
Ponto de encontro: Faculdade Senac Blumenau (Av. Brasil, 610 – Ponta Aguda)
Trajeto: Senac – Prefeitura – Senac
Orientação: Vir de camisa azul!
Informações: Evento no Facebook

Deixe uma resposta