Bolo tributário: A importância da fiscalização dos impostos pela população

Você sabe quanto impostos você paga? Se ainda não, você pode conhecer todos eles de uma forma bem lúdica e, claro, saborosa, na nona edição do Bolo Tributário, na escadaria da Catedral São Paulo Apostolo (Jaime Batista)

(Sabrina Santos / Presse Comunicação Empresarial)

Mostrar a importância de acompanhar os representantes eleitos e onde os recursos públicos são aplicados, é o principal objetivo da 9ª edição do Bolo Tributário. O evento, organizado pelas entidades empresariais, órgãos públicos e os sindicatos patronais de Blumenau e região, marca o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte e ocorre nesta quinta (25/05) na escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, no centro de Blumenau. Serão distribuídas fatias de tradicional bolo, contendo a inscrição de todos os impostos, taxas e contribuições pagos pela sociedade.

O Bolo Tributário é realizado anualmente pelas entidades para conscientizar a população sobre a alta carga tributária paga pelos contribuintes, e conta com a participação de cerca de 30 entidades empresariais e sindicatos patronais de Blumenau e região. Neste ano, o bolo irá pesar 150 quilos e será decorado com os 40 principais impostos da lista.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Blumenau e Região (Sescon), Jefferson Pitz, explica que o tema deste ano foi escolhido para provocar a reflexão sobre o que cada cidadão pode fazer para contribuir com as mudanças necessárias para Brasil. O Bolo Tributário é também uma forma de exigirmos o retorno desses tributos. O intuito é provocar interesse pelo acompanhamento e fiscalização dos representantes eleitos e a aplicação dos recursos públicos realizada pelos mesmos. Como também, motivar pequenas ações cotidianas do cidadão, enfatiza.

Abrangência do Bolo Tributário

Autoridades cortam o bolo da edição de 2016. A ação marca a passagem do Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte e é uma realização das entidades empresariais, órgãos públicos e os sindicatos patronais de Blumenau e região (Jaime Batista)

Para as entidades parceiras, este é o momento apropriado para destacar a importância do envolvimento das pessoas nos processos de mudanças. Para melhor orientar a população, a programação do Bolo Tributário conta com debates, painéis e movimentos de instrução à população sobre o tema.

Segundo Pitz, as atividades alusivas ao Dia de Respeito ao Contribuinte atingirão a população local e regional e atenderão empresários, estudantes, profissionais liberais, lideranças sócio-econômicas, lideranças políticas, empresariais, comércio, prestadores de serviços em geral, federações, sindicatos e associados que usufruem das atividades oferecidas pelas suas instituições.

A expectativa é atingir um público de, aproximadamente, três mil pessoas na distribuição de fatias de bolo e 15 mil crianças por meio do trabalho realizado em parceria com a Educação Fiscal do Município.

Serviço:

O que: Bolo Tributário 2017
Local: Escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, Centro de Blumenau
Data: 25 de maio (Quinta-feira)
Horário: Corte do Bolo às 11h
Mais informações: (47) 3326-0236

Deixe uma resposta