BluMob: As primeiras imagens da nova frota

(Vídeo: Crédito não identificado / Este vídeo publicado por: Farol Blumenau)

Não tive como não recordar, nesta quinta-feira, dos inesquecíveis segredos das fábricas, quadro que ainda existe na revista Quatro Rodas e que, num passado distante, era motivo de glamour e perigo nas mãos do saudoso jornalista Nehemias Vassão. Eram matérias que, à época, desafiam a segurança das montadoras, que tentavam esconder as novidades e protótipos que testavam. E quando saia um segredo de fabrica surpreendente, era de Vassão a matéria de capa da Quatro Rodas.

Pois bem, seguindo este contexto, hoje foi dia de revelar segredos para os blumenauenes, especialmente os usuários do transporte coletivo. Circula pelas redes sociais (partindo da página do Facebook do prefeito Napoleão Bernardes) as imagens de alguns dos novos ônibus da BluMob (nova concessionária do transporte coletivo, operada mesmo grupo da Piracicabana) na linha de montagem da Marcopolo, creia-se na filial da montadora gaúcha, em Duque de Caxias (RJ).

No detalhe, a traseira de um dos novos ônibus. Nas imagens, os veículos que operarão as linhas alimentadoras na cidade (Reprodução / Jaime Batista)

As imagens de celular (vídeo acima) balançam um pouco, mas já dá para reparar alguns detalhes nos veículos. Tratam-se de ônibus Marcopolo carroceria Torino modelo 2017, com três portas e a falada pintura cinza predominante em todos os carros. Nota-se também o comprimento dos novos coletivos que, especificamente no caso dos que operarão linhas troncais, deve ser de 15 metros.

A julgar pela motorização dianteira, estes veículos do vídeo possuem motor Mercedes-Benz ou Volkswagen e operarão as linhas alimentadoras do sistema. No entanto, não se resume a este modelo, fala-se também dos ônibus com motorização Scania traseira, especialmente para uso nas linhas troncais. Com estes veículos nos itinerários-tronco tendo 15 metros, a nova frota não terá mais os coletivos articulados – os populares minhocões – nas linhas de terminal a terminal.

Ainda torço um pouco o nariz por esta questão, mas ouvindo motoristas e profissionais do transporte coletivo e comparando tamanhos, pode-se dizer que os ônibus mais longos tem suas vantagens. São mais baratos do ponto de vista de aquisição e, também, de manutenção. Fora as preocupações com a mecânica da articulação do veículo, economiza-se alguma coisa em pneus para os coletivos, já que uma dos pontos citados pelos profissionais eram os constantes cortes que os pneus dos articulados sofriam em manobras muito apertadas. Se estão certos ou não, só o tempo dirá.

Outras bossas estão previstas para os novos coletivos, como wi-fi, tomadas para carregamento de celulares e – tomara – a volta do itinerário lateral, para facilitar a verificação da linha no ponto de ônibus. Como é sabido, os novos veículos não terão ar-condicionado e espera-se, ainda que deduzindo, que os novos carros tenham fileiras de bancos sendo uma de bancos individuais e outra de bancos duplos, o que alivia o aperto nas horas de pico (bem diferente do que se vive hoje).

A pintura acinzentada deve ajudar no controle do calor em dias quentes, mas o padrão monocromático para todos os veículos incomoda, já que há algum tempo fomos acostumados a identificar um ônibus também pela cor que o caracterizava.

Eis o Marcopolo Torino 2017, último modelo do clássico urbano da montadora de Caxias. Modelos como este, com algumas diferenças em elementos das portas e comprimento, estão a caminho de Blumenau para operação em julho (Reprodução)

A nova frota deverá começar a rodar, como o previsto, em julho, tendo na partida 104 coletivos novos, bem próximo dos 40% pedidos na licitação. Os outros 60% podem ser carros usados mas que devem ser substituídos em até três anos. No total, serão 246 veículos, sendo 226 operantes e 20 na reserva. Os veículos que rodarão nas linhas troncais terão 12 anos como limite de uso e os das demais linhas poderão ser usados por até oito anos.

É ficar atento e aguardar mais novidades. A nova frota está saindo do forno, um ônibus por vez.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s