Blumob: Novos carros chegando (e o início da operação também)

A caminho: Novos ônibus da Blumob vem chegando a Blumenau para o início das operações, no primeiro dia de julho (Jean Laurindo/JSC)

Jean Laurindo, colega jornalista do Jornal de Santa Catarina, não podia ter levantado da cadeira da redação na melhor hora. Foi dele  o primeiro flagrante jornalístico da vinda dos novos ônibus da Blumob, nova concessionária do transporte coletivo de Blumenau, na manhã da última segunda-feira (12/06), feito da janela da redação do JSC, no alto da colina da Rua Bahia, no Salto Weissbach. Eram os pequenos Marcopolo Senior já chegando a cidade, os primeiros da nova frota.

Logo, começaram a pipocar as imagens e fotos sobre os novos carros a caminho nos veículos de imprensa. Ao todo, 104 novos veículos estão a caminho, uma parte (os micro) vindo da fábrica da Marcopolo, em Caxias do Sul, e outra parte (os padron e os de chassi estendido) da filial carioca da encarroçadora gaúcha, em Duque de Caxias (antiga fábrica da Ciferal).

Todos eles estão se encontrando na garagem da Penha, empresa que pertence a Piracicabana, na Vila Nova. As viagens são longas e feitas em comboio pelos motoristas contratados pela Marcopolo para o transporte dos veículos a cidade-jardim. Do lado gaúcho, são 443 Km enquanto da encarroçadora carioca o trajeto é bem mais extenso, algo em torno de 1020 Km.

Um dos novos veículos chegando na garagem da Penha, na Vila Nova. Serão 104 novos carros na largada, e o restante completo com os coletivos que hoje rodam no município, os que melhor estão de mecânica (Jaime Batista)

Como já explicado e repetido, a licitação prevê 100 novos ônibus na largada e o restante podendo ter até oito anos de uso, tendo de ser substituídos em até três anos. A principio, do número de novos carros, já são quatro a mais. Os demais coletivos serão alguns dos brancos que já rodam na cidade (espera-se, os em melhores condições mecânicas, claro!), que serão repintados de prata com o passar do tempo.

O início da operação da nova frota estava previsto para o dia 17 de julho, mas o adiantamento dos trabalhos já faz o Seterb pensar em iniciar a operação no dia 1º, um sábado, para aproveitar o dia de menor quantidade de horários para testar os novos veículos e se preparar para a primeira correria maior, na segunda-feira. Além disso, a largada do novo sistema também traz uma nova tarifa: R$ 3,90, como já havia sido previsto inicialmente.

A configuração técnica dos veículos atende também o que já estava bem escrito no edital. Para as linhas alimentadoras e algumas troncais estarão em funcionamento os micros modelo Senior, com motor Mercedes e veículos Torino de 12 e 13 metros, com motorização Mercedes e Volvo. Nas linhas troncais de maior movimento, a novidade é que os articulados desaparecem, dando lugar aos chassis Gran Torino de 15 metros, com motor Scania e eixo direcional traseiro. Além disso, quatro vans Renault Master estarão sendo usadas no serviço Blufácil, para portadores de necessidades especiais extremas.

No caso dos veículos troncais, apesar de mais curtos e com menor capacidade que os articulados (em questão de poucos metros e passageiros), a mudança visa economizar em manutenção e facilitar as manobras, uma vez que eram comuns problemas nos pneus por cortes nos meio-fios em manobras muito fechadas, isso sem contar outros motivos. Assim como os demais da frota, seguem todos os padrões pré-estabelecidos pelo edital, além de serem emplacados e registrados em Blumenau.

O veículo a ser usado na linha troncal de grande fluxo de passageiros. 15 metros de comprimento, eixo direcional traseiro e apenas wi-fi como equipamento a mais. Tudo como previsto no edital (Ônibus Minha Segunda Casa)

Claro que, com a divulgação da chegada dos novos ônibus, as criticas já pipocassem nas redes sociais. O tema do ar-condicionado (que, anteriormente, A BOINA já havia se posicionado contra por conta da manutenção e dificuldades de funcionamento), a questão dos terminais e outros detalhes entraram na pauta virtual.

No entanto, ainda é cedo para avaliar como será a operação da Blumob no município. Algumas questões começam a ser respondidas na largada, em julho, e outras apenas com o passar do tempo. Nada que tire de cada um o dever de fiscalizar e cobrar para que a concessionária não desvie-se do que está proposto no edital. Afinal, estamos virando a página de um período triste do transporte coletivo e ninguém quer voltar aos tempos nebulosos, de greves e problemas do SIGA (ao menos, não há louco para tanto, creia-se).

Para quem quiser conferir mais de perto, alguns dos novos coletivos estarão expostos no próximo dia 25, no Parque Vila Germânica e na Rota de Lazer, na Rua XV, para visitação.

E mesmo que não é mais tão novidade, A BOINA fez um apanhado de imagens e vídeos dos novos ônibus da cidade. Os créditos das fotos aos amigos dos sites Blog do Jaime, Ônibus, Minha Segunda Casa e Ônibus Brasil, e vídeos do Informe Blumenau e O Blumenauense.

E fiquemos atentos. Dia 1º é a largada do novo sistema. Que a fiscalização continue.

Deixe uma resposta