Página 2 (PG2): Rádio e revolução online de Timbó para o mundo

Um novo conceito em rádio está surgindo no Vale do Itajaí. Entra no ar nesta terça-feira (11/07) a Rádio Online Página 2, trazendo uma programação de qualidade e vanguarda totalmente transmitida via internet (Reprodução)

Há algum tempo, amigos, já venho devendo o porquê definitivo de ter vindo parar em Timbó e, claro, uma justificativa de estar em vezes tão descuidado com os compromissos aqui em A BOINA. No entanto, estas respostas vem junto do destaque a uma novidade sem precedentes no rádio do Vale do Itajaí que chega aos ouvidos de todos na próxima terça-feira (11/07).

Para começo de conversa, não é novidade que um dos caminhos para a continuação do rádio como meio de comunicação de massa é buscar novos veículos para ser transmitido, fazer sua mensagem chegar a quem precisa, sempre munida de informação com conteúdo de qualidade, agradável entretenimento e boa música. Já discutimos os caminhos das emissoras radiofônicas aqui no blog por duas vezes e a internet é só mais um destes rumos, o mais necessário numa crua avaliação.

As rádios online ou web rádios – estações radiofônicas transmitidas via sinal de streaming na internet – são a grande tendência no mundo deste meio de comunicação. Fora a oportunidade dada a novos talentos e as possibilidades de inovar, esta forma de fazer rádio não impõe limites para o alcance do conteúdo que produzem. O mundo está aberto a elas, bastando apenas internet e um dispositivo de acesso para desfrutar de uma programação destas emissoras em especial.

Pelo Brasil, já são várias as estações de rádio que utilizam-se deste esquema de transmissão, uma realidade que ainda parece distante do Vale do Itajaí, preso muitas vezes no pragmatismo das antigas formas de fazer rádio. Isto, pelo menos, até agora, pois do seio da Pérola do Vale, Timbó, está nascendo uma nova emissora de rádio. Uma revolução está em curso, que vai além do sinal internet: Conteúdo, música de verdade e jornalismo que constrói são elementos que estão vindo na bagagem da novíssima Rádio Online Página 2 (PG2), que abre os trabalhos no próximo dia 11 para todo o mundo (por que não dizer assim?).

Idealismo e busca de novos rumos: Depois de mais de 20 anos nos microfones da Cultura, Carlos Henrique Roncalio parte para uma nova aventura na comunicação: inovar no conceito de “fazer rádio” e colocar toda a experiência e proposta na transmissão total via internet. Conceito inédito do meio rádio no Vale (Arquivo Pessoal)

Fruto do idealismo e tino empreendedor de comunicação do amigo jornalista Carlos Henrique Roncalio, a emissora é um mais-que-bem-vindo ponto fora da curva da realidade atual do rádio no Vale: O sinal 100% via internet permite levar uma programação de qualidade, vanguarda e construtiva sem limites de onda e disponível para todos os cantos do planeta. Sem medo de errar, é a primeira vez que tal iniciativa chega a região, e chega muito bem cercada.

Depois de retirar-se da Rádio Cultura após um longo período na casa de Jeter Reinert, que Carlos Henrique buscava um novo rumo para a carreira sólida de quase 50 anos nos microfones. As ideias pipocavam, de blog a canal no YouTube, saia de tudo um pouco, como conta o próprio Roncálio, em entrevista ao Jornal do Médio Vale:

Se perguntarem como tudo começou, posso dizer que as coisas acontecem sem ser premeditado, por isso que está sendo tudo uma novidade, um grande desafio. Posso lhes contar que, duas semanas após deixar a Rádio Cultura, meu genro (agora, também, meu sócio), Cristiano Ritzke, apareceu com uma ideia sobre a criação de um canal no Youtube. Fiquei pensando mais a fundo e disse: “e porque não uma web rádio?” Foi ali, naquele momento, que nasceu o “projeto Pagina 2”. Não tinha planejado nada, muito menos sair da Cultura, mas as razões surgem do nada e, na tarde do dia 2 de fevereiro, escrevi a carta de demissão sem ter pensando nisso antes. Foi um rompante, aliás, uma decisão importante, séria e não me arrependo. Pelo contrário.

Da concepção na cabeça ao projeto pronto para entrar no ar, foram bons quatro, cinco meses de trabalho quase constante. Estrutura, equipamentos, comercial e, claro, equipe de locutores. Na sala 4 do pequeno prédio comercial localizado no 143 da Rua Recife, no centro timboense, a PG2 começou a tomar forma e ganhar lenta e calidamente a boca do povo, especialmente dos já ouvintes de tempos de Carlos Henrique, que mesmo com as correrias das pautas para seu programa de sábado na 92,7, explodia em ideias e ações a tomar junto de Cristiano para o projeto nascer.

Ensaio da equipe do programa “Cereja do Bolo” atração matinal da PG2 que traz assuntos variados, e descontração no que promete ser um “Pretinho Básico cor-de-rosa”, segundo o próprio Carlos (Reprodução / PG2)

E o que posso adiantar aos amigos de A BOINA é que a PG2 não é uma rádio meramente comercial como tantas que se veem por ai, trata-se de uma nova proposta de conteúdo e entretenimento que vai além do simples fato de apenas fazer rádio. A informação é a melhor e busca edificar, formar opinião e instruir. A música é de qualidade superior, recordando o passado e dando espaço a novas tendências e promessas. O entretenimento é inteligente e inteligível, ou seja, tem conteúdo didático e compreensível, buscando transformar o dia-a-dia das pessoas. Tudo isto imerso num clima saudável de descontração já tradicional do meio radiofônico.

Mas Carlos e Cristiano não estão a sós nesta empreitada. Ao seu lado, além da parceria comercial que está se formando, uma alegre e inovadora equipe de pessoas está pronta para botar a cara a tapa e mostrar o que sabem e ouvem nos microfones da Página 2. A maioria do time é novata em rádio, sente o frio característico de quem vai encarar um microfone pela primeira vez. Pessoas de várias origens, estilos, gostos musicais unidas sob a égide de um mesmo ideal.

E o que pode ser uma espécie de amadorismo transforma-se completamente no desenvolvimento dos programas. Cada equipe, cada futuro locutor encara o desafio com a típica ansiedade mas cheios de vontade e muita garra para mostrar o que sabem para ouvintes do mundo inteiro. Um trabalho e entusiasmo que tem empolgado Roncalio, especialmente nos ensaios feitos nos estudos quase que a ritmo de linha de montagem. (Eu e André Bonomini) somos os dois únicos profissionais de rádio e jornalismo da emissora. O restante da equipe sempre sonhou em fazer rádio e, agora, poderá materializar o seu sonho. Todos vão fazer bonito, muito bonito, não tenho dúvidas, diz.

E o que o blog tem a ver com isso tudo?

Dois anos depois da Rádio Clube de Blumenau, estou de volta ao rádio. Um novo projeto que significou muito mais: a redescoberta de conhecimentos, novos amigos e uma experiência totalmente inusitada e constante na montagem da emissora, da raiz ao grande dia (Arquivo Pessoal)

Pois então, o que A BOINA tem a ver com tudo isto? Bem, já é quase um mês que estamos baseados em Timbó, trabalhando tanto no blog quanto no desenvolvimento deste projeto revolucionário. São dias longos que acabam após a meia-noite por vezes, organizando grades, listas, ajudando os novos locutores, conhecendo a cidade (minhas primeiras impressões em breve em texto), sua gente, seus panoramas, virando um timboense com orgulho e, finalmente, realizando o antigo sonho de estar, enfim, atuando numa emissora de rádio.

Não é segredo para os amigos que este escriba sempre teve este sonho o perseguindo. Cada dia tem sido uma diversão sem fim, na montagem, no ensino e nas descobertas. Um orgulho que não se esconde nem nestas linhas e nem na minha voz feliz, a qual estará lhes fazendo companhia duas vezes ao dia de segunda a sexta e uma vez no domingo. Uma maratona que está apenas começando, e que pede a compreensão dos leitores de A BOINA caso períodos de inatividade por aqui venham a surgir.

Carlos e eu nos estudios da FM 92, durante o Programa Carlos Henrique. Depois de quatro anos, voltei a dividir o estúdio com esta lenda do comunicação, mas desta vez como co-apresentador (Arquivo Pessoal)

E quanto ao sonho de locutar, talvez um reflexo disto eu veja em cada novo amigo e amiga que, de piloto em piloto, evolui no toque da atração-ensaio. Desenvolve a formatação de programa, a fala, o controle e convida o ouvinte a lhe fazer companhia e escutar seu conteúdo rico. É uma equipe de bravos e sonhadores que vai surpreender muito locutor e programa consolidado pelo Vale. Aguardar para ver.

(Reprodução)

Em breve, A BOINA divulgará por aqui e pelo Facebook a grade de programação e as caras por trás dos programas da novíssima Página 2. Mas, para quem quer ter um pouco da experiência musical da emissora o player já está no ar. Basta acessar radiopagina2.com.br. E, claro, não perca a abertura dos trabalhos. Nesta terça (11/07), a partir das 5h, com uma programação especial 24h online. Você poderá ouvir pelo streaming da rádio, Facebook e também pelos aplicativos de streaming, como o TuneIn.

Dado o recado, voltamos ao trabalho. E aguardo vocês na PG2 as 11h e as 17h, de segunda a sexta, e nos domingos das 18h às 22h!

Até breve e vamos virar a página!

Um comentário sobre “Página 2 (PG2): Rádio e revolução online de Timbó para o mundo

  1. André, boa amigo, fazer aquilo que deseja sempre vem com muita mais qualidade e satisfação.
    Avante garcienese do Progresso Reino do Garcia.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau – do Reino do Garcia para o mundo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s