Cerveja e história: A história do universo cervejeiro na obra de Soila Freese

(Nane Pereira)

Totalmente renovada, uma aventura na história cervejeira do Vale em todos os seus momentos. Em dezembro, chega à Blulivro a segunda edição de Ein Prosit Blumenau, produzido pela jornalista e amiga de A BOINA, Soila Freese (Roberto Lanznaster)

Produção de cerveja, memórias e boas histórias para contar. No dia 7 de dezembro, às 19h30, a jornalista e escritora Soila Freese lança a 2ª edição do livro Ein Prosit Blumenau. A obra reúne a história das primeiras cervejarias da então colônia Blumenau, por meio de registros e memórias de amigos, filhos e netos de mestres-cervejeiros. O evento ocorre na Livraria Blulivro, no Shopping Park Europeu, em Blumenau, e a entrada é gratuita e aberta a comunidade. O livro custa R$ 29,90.

A primeira edição do livro ‘Ein Prosit Blumenau’ foi lançada em 2008, em uma versão bastante singela, mas rica em conteúdo. Agora a obra chega em sua segunda edição totalmente reformulada, onde o material passa a ser visualmente mais atrativo, explica Soila Freese. O texto foi editado, passou por nova correção ortográfica, novas informações e material de pesquisa foram adicionados e o projeto gráfico foi totalmente reformulado. Está mais colorido e destaca também fotos, rótulos e documentos levantados durante a pesquisa, acrescenta a autora.

Segundo a jornalista, a tradição de produzir cerveja é algo muito presente em Blumenau e em toda a região. É uma herança cultural que não se perdeu com o tempo e que nas duas últimas décadas ganhou ainda mais força. Uma tradição que chegou com os imigrantes alemães que colonizaram a cidade e a região do Vale do Itajaí. Há pouco registro sobre o assunto e esta obra é um dos poucos materiais que reúne os fragmentos desta história, comenta.

Na época da pesquisa, 2006 e 2007, a autora conseguiu conversar com alguns descendentes e amigos de mestres cervejeiros. Essas pessoas foram cruciais para a pesquisa que teve como pilar a história oral. Boa parte do material histórico foi encontrado com elas. São rótulos, documentos e fotografias que até então estavam apenas no acervo familiar, conclui.

Quem é a querida Soila?

A jornalista, escritora e produtora cultural Soila Freese (Luís Carlos Kriewall Filho)

Soila Freese é escritora, produtora cultural e jornalista, formada pela Universidade Regional do Vale do Itajaí (UNIVALI). É natural de Blumenau (SC). É uma entusiasta da Cultura, apaixonada por histórias, memórias e assuntos relacionados ao patrimônio material e imaterial.

Acumula em seu currículo produções e gestões de projetos culturais das mais diversas áreas, mas é na pesquisa, história e cultura regional que ela mais se identifica. É autora de quatro livros, participou na execução de 10 documentários como produtora, roteirista e diretora, de temas relacionados à história e à cultura de Santa Catarina, entre eles o documentário TV Coligadas – A Aventura do Canal 3, produzido pelo jornalista responsável de A BOINA, André Luiz Bonomini.

Serviço:

(Reprodução)

O que: Lançamento da 2ª edição do livro Ein Prosit Blumenau, de Soila Freese

Quando: 07/12/2017

Horário: 19h30

Onde: Shopping Park Europeu, piso térreo (Via Expressa Paul Fritz Kuehnrich, 1600, bairro Itoupava Norte)

Ingresso: Entrada gratuita e aberta ao público

Valor do livro: R$ 29,90

Projeto gráfico, ilustrações e capa: Roberto Lanznaster

Deixe uma resposta